INTRODUÇÃO: A INCLUSÃO SOCIAL E ACADÊMICA TEM REPRESENTADO UM DESAFIO EM NOSSA SOCIEDADE E CULTURA. DESSA FORMA, ENTENDE-SE A URGÊNCIA DE REPENSARMOS A FORMA DE LIDAR COM AS DIFERENÇAS. TAIS DESAFIOS ENCONTRAM-SE TAMBÉM NO CONTEXTO EDUCACIONAL, E MAIS PRECISAMENTE NAS SALAS DE AULA. OBJETIVO: ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NUMA ESCOLA EM ITAGUAÍ, RJ. METODOLOGIA: A POPULAÇÃO ALVO DESTE TRABALHO FOI 10 ALUNOS DE INCLUSÃO. AS ETAPAS FORAM: ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI), UM DOCUMENTO PARA LEVANTAMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA CRIANÇA, IMPLEMENTAÇÃO DE ENTREVISTA COM A FAMÍLIA PARA UM RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO E, A PARTIR DESSAS INFORMAÇÕES, ELABORAÇÃO DAS FLEXIBILIZAÇÕES CURRICULARES, DE ACORDO COM AS DEMANDAS DE CADA CRIANÇA. RESULTADO: MELHOR DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS, ENVOLVIMENTO DE TODA EQUIPE PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA, DIFICULDADE APRESENTADA POR PARTE DOS PROFESSORES NAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES, DEVIDO À FALTA DE SUPORTE E/OU FORMAÇÃO ESPECÍFICA E A NECESSIDADE DE UM ESPAÇO DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL ESPECIALIZADA (AEE). A PARTIR DESSE PROJETO, OBSERVAMOS UM MAIOR COMPROMETIMENTO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL COM A INCLUSÃO ESCOLAR.