TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO VINCULADA AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO EM SÃO LUÍS - MA. COMPREENDEMOS QUE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, OS PROFESSORES SÃO MEDIADORES DA APRENDIZAGEM E PARA ISSO DEVEM BUSCAR CRIAR CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA ESTIMULAR O EDUCANDO A APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA, MAIS EFICIENTE E DURADOURA. ESTE ARTIGO PRETENDE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A METODOLOGIA SE PAUTA NA ABORDAGEM QUALITATIVA COM ESTUDO DE CASO, QUE SE INICIOU A PARTIR LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, REVISÃO DA LITERATURA, OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E ENTREVISTA COM OS PROFESSORES. PERCEBEU-SE A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA PESQUISADA, QUE A DIDÁTICA DO PROFESSOR SE CONSTITUI EM UMA CIÊNCIA QUE ENGLOBA OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ENSINO, SEUS OBJETIVOS, CONTEÚDOS, CURRÍCULO, PLANEJAMENTO E A REFLEXÃO SOBRE A PRÁXIS PEDAGÓGICA E SUA EPISTEMOLOGIA. CONSIDERAMOS QUE A MELHOR FORMA DE CONSTRUIR CONHECIMENTO É AQUELE EM QUE O EDUCANDO PARTICIPA INTRINSECAMENTE DESTA CONSTRUÇÃO DE MODO INTERATIVO, DINÂMICO E DIALÓGICO, PROPONDO, ASSIM, O CONHECIMENTO CAPAZ DE TRANSFORMAR O SUJEITO E O MEIO EM QUE VIVE. O PIBID NOS TEM POSSIBILITADO APRENDER SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE DE MODO A BUSCAR CONJUNTAMENTE COM O PROFESSOR SUPERVISOR CONSTRUIR E RECONSTRUIR NOSSA IDENTIDADE PROFISSIONAL E AO MESMO TEMPO VALORIZAR O EDUCANDO ENQUANTO SER SOCIAL.