O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DESCREVER A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DA AUTORA COM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, REALIZADA NA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL (UAEI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG). SEGUNDO CATARSI (2013, P. 10), A COMPETÊNCIA RELACIONAL DO PROFESSOR REVELA-SE, ENFIM, FUNDAMENTAL PARA ESTABELECER RELAÇÕES GRATIFICANTES E “ENCORAJADORAS” COM AS CRIANÇAS, TENDO-SE A CONVICÇÃO DE QUE O COMPORTAMENTO DOS PROFESSORES É ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERSONALIDADES EQUILIBRADAS E, TAMBÉM, PARA O PRÓPRIO SUCESSO DAS CRIANÇAS NAS ATIVIDADES ESCOLARES. À VISTA DISSO, NOTAMOS QUE ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA POSITIVA COM AS CRIANÇAS FAZ COM QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NESSA ETAPA DA VIDA FLUA DE MODO CONSTRUTIVO E PROFÍCUO. REFLETINDO SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA, DESTACAMOS UM PONTO QUE NOS CHAMOU BASTANTE ATENÇÃO TANTO DURANTE OS PERÍODOS DE OBSERVAÇÃO, COMO DURANTE AS AULAS MINISTRADAS, REFERENTE AO CAMPO DA AFETIVIDADE E A RELAÇÃO EDUCADOR-CRIANÇA. DITO ISTO, AO LONGO DESTA EXPLANAÇÃO E REFLEXÃO, PROCURAREMOS DISCUTIR A RESPEITO DA AFETIVIDADE E O ACOLHIMENTO REALIZADO PELA ESTAGIÁRIA COM AS CRIANÇAS E COMO ESTES ASPECTOS INFLUENCIAM A CONVIVÊNCIA E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. LANÇAREMOS UM OLHAR SOBRE NOSSA PRÁTICA DESTACANDO MOMENTOS ONDE A CONSTRUÇÃO DE NOSSA RELAÇÃO COM AS CRIANÇAS FORAM FEITOS RESULTANDO COM QUE MOLDÁSSEMOS NOSSO PERFIL EDUCADOR AS ESPECIFICIDADES DESTE CONTEXTO EDUCACIONAL.