ESTA É UMA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS PRÁTICAS DE LEITURA REALIZADAS PELOS LEITORES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ, SUMÉ – PB, NOS DOIS PRIMEIROS MESES CORRESPONDENTES AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. PARA TAL, PARTICULARMENTE, PROPOMOS ANALISAR AS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR ONÉSIMA DE ARAÚJO, A FIM DE VERIFICAR A RELAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANOS) E OS EMPRÉSTIMOS DE OBRAS REALIZADOS POR ELES, NO PERÍODO CORRESPONDENTE AOS MESES DE JULHO/2019 E AGOSTO/2019. PARA FINS DE CATEGORIZAÇÃO E COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NAS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS, OS LEITORES FORAM DIVIDIDOS EM CATEGORIAS ATRAVÉS DE CRITÉRIOS COMO: NÍVEL DE ENSINO; SEXO; QUANTIDADE E TIPO DE EMPRÉSTIMOS. ATRAVÉS DO CONTRASTE ENTRE OS EMPRÉSTIMOS REALIZADOS INDICADO NESSAS FICHAS E OS NÍVEIS DE ENSINO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE NESTA COMUNIDADE ESCOLAR EXISTE UMA RELAÇÃO MAIS ESTREITA ENTRE LEITURA E ENSINO FORMAL; SE HÁ UMA SÉRIE QUE REALIZA EMPRÉSTIMOS COM MAIS FREQUÊNCIA QUE OUTRAS; QUE TIPOS DE OBRAS SÃO MAIS PROCURADOS E POR QUAIS LEITORES; ENTRE OUTROS ASPECTOS. PROCURAREMOS, ENTÃO, DESCREVER QUEM LÊ, O QUE LÊ E COM QUE FREQÜÊNCIA LÊ. PARA TANTO, BASEAR-NOS-EMOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE CHARTIER (1996; 1999; 2002), DARNTON (2010) E HORELLAGE E SEGRÉ (2010), QUE ENTENDEM A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE UM COMPLEXO DE FATORES DE NATUREZAS DISTINTAS – SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E IDEOLÓGICAS.