TRAÇANDO UM PERFIL DOS LEITORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO CARIRI PARAIBANO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62747 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2810 "inscrito_id" => 6948 "titulo" => "TRAÇANDO UM PERFIL DOS LEITORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO CARIRI PARAIBANO" "resumo" => "ESTA É UMA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS PRÁTICAS DE LEITURA REALIZADAS PELOS LEITORES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ, SUMÉ – PB, NOS DOIS PRIMEIROS MESES CORRESPONDENTES AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. PARA TAL, PARTICULARMENTE, PROPOMOS ANALISAR AS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR ONÉSIMA DE ARAÚJO, A FIM DE VERIFICAR A RELAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANOS) E OS EMPRÉSTIMOS DE OBRAS REALIZADOS POR ELES, NO PERÍODO CORRESPONDENTE AOS MESES DE JULHO/2019 E AGOSTO/2019. PARA FINS DE CATEGORIZAÇÃO E COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NAS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS, OS LEITORES FORAM DIVIDIDOS EM CATEGORIAS ATRAVÉS DE CRITÉRIOS COMO: NÍVEL DE ENSINO; SEXO; QUANTIDADE E TIPO DE EMPRÉSTIMOS. ATRAVÉS DO CONTRASTE ENTRE OS EMPRÉSTIMOS REALIZADOS INDICADO NESSAS FICHAS E OS NÍVEIS DE ENSINO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE NESTA COMUNIDADE ESCOLAR EXISTE UMA RELAÇÃO MAIS ESTREITA ENTRE LEITURA E ENSINO FORMAL; SE HÁ UMA SÉRIE QUE REALIZA EMPRÉSTIMOS COM MAIS FREQUÊNCIA QUE OUTRAS; QUE TIPOS DE OBRAS SÃO MAIS PROCURADOS E POR QUAIS LEITORES; ENTRE OUTROS ASPECTOS. PROCURAREMOS, ENTÃO, DESCREVER QUEM LÊ, O QUE LÊ E COM QUE FREQÜÊNCIA LÊ. PARA TANTO, BASEAR-NOS-EMOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE CHARTIER (1996; 1999; 2002), DARNTON (2010) E HORELLAGE E SEGRÉ (2010), QUE ENTENDEM A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE UM COMPLEXO DE FATORES DE NATUREZAS DISTINTAS – SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E IDEOLÓGICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, LEITOR, BIBLIOTECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6948_30082019134839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LARISSA DA MOTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA MOTA" "autor_email" => "erikinhalary@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62747 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2810 "inscrito_id" => 6948 "titulo" => "TRAÇANDO UM PERFIL DOS LEITORES DE UMA ESCOLA INTEGRAL NO CARIRI PARAIBANO" "resumo" => "ESTA É UMA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO OBSERVAR E ANALISAR AS PRÁTICAS DE LEITURA REALIZADAS PELOS LEITORES DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ, SUMÉ – PB, NOS DOIS PRIMEIROS MESES CORRESPONDENTES AO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019. PARA TAL, PARTICULARMENTE, PROPOMOS ANALISAR AS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS DE LIVROS DA BIBLIOTECA ESCOLAR ONÉSIMA DE ARAÚJO, A FIM DE VERIFICAR A RELAÇÃO DOS TRÊS NÍVEIS DO ENSINO MÉDIO (1º, 2º E 3º ANOS) E OS EMPRÉSTIMOS DE OBRAS REALIZADOS POR ELES, NO PERÍODO CORRESPONDENTE AOS MESES DE JULHO/2019 E AGOSTO/2019. PARA FINS DE CATEGORIZAÇÃO E COM BASE NAS INFORMAÇÕES CONSTANTES NAS FICHAS DE EMPRÉSTIMOS, OS LEITORES FORAM DIVIDIDOS EM CATEGORIAS ATRAVÉS DE CRITÉRIOS COMO: NÍVEL DE ENSINO; SEXO; QUANTIDADE E TIPO DE EMPRÉSTIMOS. ATRAVÉS DO CONTRASTE ENTRE OS EMPRÉSTIMOS REALIZADOS INDICADO NESSAS FICHAS E OS NÍVEIS DE ENSINO, É POSSÍVEL PERCEBER, POR EXEMPLO, SE NESTA COMUNIDADE ESCOLAR EXISTE UMA RELAÇÃO MAIS ESTREITA ENTRE LEITURA E ENSINO FORMAL; SE HÁ UMA SÉRIE QUE REALIZA EMPRÉSTIMOS COM MAIS FREQUÊNCIA QUE OUTRAS; QUE TIPOS DE OBRAS SÃO MAIS PROCURADOS E POR QUAIS LEITORES; ENTRE OUTROS ASPECTOS. PROCURAREMOS, ENTÃO, DESCREVER QUEM LÊ, O QUE LÊ E COM QUE FREQÜÊNCIA LÊ. PARA TANTO, BASEAR-NOS-EMOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE CHARTIER (1996; 1999; 2002), DARNTON (2010) E HORELLAGE E SEGRÉ (2010), QUE ENTENDEM A LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL CONSTRUÍDA A PARTIR DE UM COMPLEXO DE FATORES DE NATUREZAS DISTINTAS – SOCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E IDEOLÓGICAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE LEITURA, LEITOR, BIBLIOTECA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6948_30082019134839.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LARISSA DA MOTA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ERIKA MOTA" "autor_email" => "erikinhalary@hotmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }