ESSE TRABALHO PROPÕEM UMA NOVA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, NO ENSINO MÉDIO, INTITULADA MARATONA DE QUÍMICA. TRATA-SE DE UM TRABALHO COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE TRAZ UM RELATO SOBRE AS MARATONAS JÁ OCORRIDAS NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, CAMPUS COXIM, ONDE SURGIU A PROPOSTA E DESDE 2017 SÃO REALIZADAS EDIÇÕES ANUAIS DO EVENTO. A MARATONA POSSIBILITA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DIFERENCIADO DE ENSINO, ONDE TODOS OS ALUNOS PODEM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS, DE FORMA DIFERENTE DAS TRADICIONAIS AULAS EM SALA. A CADA EDIÇÃO DO EVENTO OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS PARTICIPANTES RECEBEM UM QUESTIONÁRIO PARA AVALIAR A MARATONA, INFORMANDO SUAS PERCEPÇÕES E SUGESTÕES PARA REALIZAÇÃO DE MELHORIAS NAS MARATONAS SEGUINTES. POR MEIO DA ANÁLISE DESSES QUESTIONÁRIOS E RELATOS VERBAIS, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A MARATONA FOI IMPORTANTE TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, QUANTO PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. OUTRAS CONSTATAÇÕES TIDAS ATRAVÉS DO QUESTIONÁRIO, MOSTRAM INDÍCIOS DE QUE OS ALUNOS MUDARAM A PERSPECTIVA DE COMO VEEM O ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, NO SENTIDO DE QUE PASSARAM A VER QUE ESTUDAR PODE SER DIVERTIDO.