A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA MARCA UM NOVO CAMINHO TEÓRICO E ORGANIZACIONAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ESTE DOCUMENTO DIRECIONA AS AÇÕES VOLTADAS PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E MOSTRA UMA MUDANÇA NA FORMA DE PENSAR OS SISTEMAS DE ENSINO, VISANDO QUE TODOS OS ALUNOS TENHAM SUAS ESPECIFICIDADES ATENDIDAS. DESDE ENTÃO, HOUVE UM CRESCIMENTO NAS MATRÍCULAS DE ALUNOS DEFICIENTES NAS CLASSES COMUNS DE COLÉGIOS PÚBLICOS. NO ENTANTO, PROMOVER A INCLUSÃO DE TAIS ALUNOS AINDA É UM DESAFIO. ALGUNS OBSTÁCULOS PODEM DIFICULTAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, COMO A FALTA DE ACESSO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES. NESSE SENTIDO, O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS ÀS NECESSIDADES PERCEPTUAIS É FUNDAMENTAL NA APRENDIZAGEM. TAIS RECURSOS SE MOSTRAM IMPORTANTES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, UMA VEZ QUE O CONHECIMENTO BIOLÓGICO EXIGE UMA ENORME CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO. ASSIM, O OBJETIVO DO TRABALHO FOI A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE EMBRIOLOGIA PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. O TRABALHO CONSISTIU EM PESQUISAR FIGURAS, SELECIONAR TEXTURAS, CONFECCIONAR OS MODELOS E POR ÚLTIMO, A AVALIAÇÃO E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS. NA CONFECÇÃO DOS MODELOS FORAM UTILIZADOS MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, DE FÁCIL MANIPULAÇÃO E LEGENDAS EM BRAILE. A UTILIZAÇÃO DOS MODELOS DE EMBRIOLOGIA FAVORECEU O ENTENDIMENTO E A COMPREENSÃO DA MATÉRIA MAIS FACILMENTE DO QUE APENAS COM O APARATO AUDITIVO, HAVENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONTEÚDO ABORDADO. ALÉM DISSO, PODE-SE INFERIR QUE A CONSTRUÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS É BASTANTE VIÁVEL, JÁ QUE O CUSTO MÉDIO POR MODELO E O TEMPO DE CONFECÇÃO SÃO BAIXOS.