O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS (BAKHTIN, 1992; MARCUSCHI, 2002; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004) ANCORADOS NA PROPOSTA METODOLÓGICA DE PROJETOS DIDÁTICOS (VASCONCELLOS, 2006; SAMPAIO, 2012; HERNÁNDEZ, 1998). ORGANIZAR O PLANEJAMENTO CONSIDERANDO O TRABALHO COM PROJETOS DIDÁTICOS, EM LÍNGUA PORTUGUESA, OU EM QUALQUER OUTRA ÁREA DO CONHECIMENTO, PRESSUPÕE UM TRABALHO COM LEITURA (KLEIMAN, 2007), TEXTO, CONTEXTO, CUJO PRODUTO FINAL RECLAMARÁ FAMILIARIDADE COM A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS (POSSENTI, 1996). UM TRABALHO QUE VALORIZE O USO DA LÍNGUA E SE ORGANIZE EM TORNO DESSE USO (BATISTA, 2006), OBSERVANDO AS DIFERENTES SITUAÇÕES OU CONTEXTOS SOCIAIS EM QUE ESSE USO OCORRE, E LEVANDO OS ESTUDANTES A REFLETIREM SOBRE SUAS DIVERSAS FUNÇÕES, VARIEDADES E ESTILOS. ASSIM, VEMOS QUE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, NA PERSPECTIVA DE PROJETOS DIDÁTICOS, SE APRESENTA COMO UMA ÓTIMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.