HISTORICAMENTE HÁ NA SOCIEDADE A INFLUÊNCIA DO PATRIARCADO NA CONSTRUÇÃO E EVOLUÇÃO SOCIAL HUMANA, IMPACTANDO DIRETAMENTE A IMAGEM FEMININA E NO SEU PAPEL SOCIAL, FAMILIAR E PROFISSIONAL. FRUTO DESSE MESMO SISTEMA PATRIARCAL, TAMBÉM TEM ORIGEM AS RELAÇÕES DESIGUAIS ENTRE HOMENS E MULHERES, QUE SÃO PERCEPTÍVEIS DESDE O MOMENTO DE SEUS NASCIMENTOS E SÃO REFORÇADAS COTIDIANAMENTE PELAS INSTITUIÇÕES COMO A FAMÍLIA, A ESCOLA E A IGREJA. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A ENTIDADE ESCOLAR E O SISTEMA DE ENSINO COMO POSSÍVEIS ESTRUTURAS RESPONSÁVEIS PELA CONSTRUÇÃO, MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO DOS PAPÉIS DE GÊNERO CRIADOS PELA SOCIEDADE. POR SER A PORTA DE ENTRADA AO SISTEMA DE ENSINO, A ESCOLA SE FAZ UMA INSTITUIÇÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA E A IDEAL PARA QUE SE INICIE AS DISCUSSÕES E O COMBATE A ESSE ESTIGMA, ENTRETANTO AINDA É UMA ESTRUTURA QUE AUXILIA EM SUA REPRODUÇÃO, GERALMENTE ESTANDO SATURADA DAS VELHAS CONCEPÇÕES PRECONCEITUOSAS SOBRE O HOMEM E A MULHER, CONSTRUÍDAS COM BASE NAS DIFERENÇAS DE SEXO. O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FAZENDO USO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ANÁLISE DE ARTIGOS, PERIÓDICOS, PESQUISAS E LIVROS SOBRE O REFERIDO TEMA. AO FINAL, COMPREENDE-SE COMO RESULTADO A CONSTATAÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE ENSINO CÚMPLICE DO SISTEMA PATRIARCAL E INCAPAZ DE PROPORCIONAR UMA EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA QUE FORME O SER HUMANO PARA A DEFESA DA IGUALDADE E DA LIBERDADE.