OS GÊNEROS TEXTUAIS ESTÃO PRESENTES EM TODOS OS MOMENTOS DA NOSSA VIDA, ENTRETANTO, É NO CONTEXTO ESCOLAR QUE SÃO DESENVOLVIDOS E UTILIZADOS PARA SER TRABALHADO DE DIVERSAS FORMAS, PRINCIPALMENTE NA DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA, TENDO COMO PRINCIPAL ENFOQUE A LEITURA E AS PRODUÇÕES TEXTUAIS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA CONTEXTUALIZAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE UM PERÍODO NO ESTÁGIO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA U.E F JOSÉ SARNEY EM TIMBIRAS-MA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA UM MELHOR APRIMORAMENTO SOBRE A TEMÁTICA, FORAM REALIZADAS ALGUMAS REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS, COLETANDO INFORMAÇÕES EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, E NOS PCN-LP (PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA), BASEANDO-SE NAS CONCEPÇÕES DE AUTORES COMO, MARCUSCHI (2008) FARIAS (2008) BARROSO (2011) E SILVA (2005) ENTE OUTROS QUE TRATAM DE REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA. COM ISSO, CONSTATOU-SE QUE A EXPERIÊNCIA RELATADA AQUI PROPORCIONOU UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A TURMA, POIS DE CERTA FORMA O APRENDIZADO ADQUIRIDO PODERÁ AFETAR EM SUA VIDA ESCOLAR, PERMITINDO-LHES TORNAREM-SE LEITORES E ESCRITORES.