NA INTERNET, PRECISAMENTE NO YOUTUBE, TEMOS ESPAÇOS AMOSTRAIS RECHEADOS DE VÍDEOAULAS DE MATEMÁTICA GRATUITAS, POPULARMENTE CONHECIDOS COMO CANAIS, EM QUE ALGUNS SÃO TÍTULOS DE MILHARES DE VISUALIZAÇÕES, OS QUAIS VISAM ENSINAR, AMPLIAR E/OU TIRAR DÚVIDAS DE DETERMINADOS CONTEÚDOS. NO ENTANTO, É NECESSÁRIO QUE OS ALUNOS OS AVALIEM, VERIFICANDO A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES, ALÉM DISSO, NÃO LIMITAR-SE A ELES COMO ÚNICO CAMINHO DE ESTUDO. DIANTE DISSO, O TRABALHO FOI CONDUZIDO PELA FINALIDADE DE ANALISAR AS PERCEPÇÕES DE ALGUNS LICENCIANDOS DO CURSO DE MATEMÁTICA-LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE – CAA, A RESPEITO DE VÍDEOAULAS. PARA ISSO, ASSUMIMOS UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO, QUE PERMITE DESCREVERMOS OS DADOS PRODUZIDOS POR UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR NOVE PERGUNTAS DISCURSIVAS. MEDIANTE A PESQUISA FOI PERCEBIDO EM GENERALIDADE QUE OS DISCENTES RECORREM À VÍDEOAULAS EM SEUS MOMENTOS DE ESTUDOS, ATRIBUINDO O PAPEL DE RECURSO IMPORTANTE PARA A SUA APROVAÇÃO EM DISCIPLINAS, ALÉM DE APRESENTAR-LHES AULAS ATRATIVAS, QUE DISPÕEM INFINIDADES DE CAMINHOS METODOLÓGICOS, NO ENTANTO, NÃO SUBSTITUEM AS AULAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA, POR PONTUAREM QUE AS VÍDEOAULAS SÃO COMPREENDIDAS COMO FERRAMENTAS DIDÁTICAS AUXILIARES AO ENSINO, NA MEDIDA EM QUE SÃO DELINEADAS AS FINALIDADES DE USO NOS PLANEJAMENTOS DE AULAS