O USO DA LUDICIDADE TEM SIDO CADA VEZ MAIS DIFUNDIDO EM DIVERSAS PESQUISAS REFERENTES A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, AS QUAIS APRESENTAM UM CONTEÚDO EM SUA MAIORIA ABSTRATO E QUE REQUER A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS, QUE SEJAM CAPAZES DE FACILITAR A APROXIMAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO, TEM O OBJETIVO DE RELATAR A APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO A RESPEITO DO REINO FUNGI, BEM COMO AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO NÍVEL MÉDIO SOBRE A ATIVIDADE LÚDICA TRABALHADA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE BARREIRAS-BA, A PARTIR DA INTERVENÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB, AO LONGO DE TRÊS SEMANAS CONSECUTIVAS. O JOGO APLICADO COM AS TURMAS FOI O “TRAMPOLIM DOS FUNGOS” COMPOSTO POR 50 QUESTÕES E FINALIZADO COM A APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO SOBRE A PERCEPÇÃO DAS TURMAS A RESPEITO DO MESMO. OS DADOS FORAM TABELADOS COM AUXÍLIO DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL VERSÃO, 2010, NO QUAL FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PROMOVE A APRENDIZAGEM,SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, NO ENTANTO, AINDA É BASTANTE RESTRITA A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA NA ESCOLA. É IMPORTANTE DESTACAR QUE A SUA UTILIZAÇÃO DEVE ESTAR ATRELADA A UMA METODOLOGIA DE ENSINO CONSOLIDADA, CAPAZ DE SUBSIDIAR AO ALUNO UMA BOA BASE TEÓRICA DOS CONTEÚDOS.