OS PROFESSORES DE METODOLOGIA DA PESQUISA DEVEM EXERCITAR SUA CRIATIVIDADE NA BUSCA DA INTERRELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. A DINÂMICA DE ENSINO APLICADA A ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS DE ANÁLISES CLÍNICAS E BIOTECNOLOGIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO (FIOCRUZ-RJ) TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA. O ESTUDO, PAUTADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, CONSTOU DE VÁRIAS ETAPAS PEDAGÓGICAS QUE INCENTIVARAM OS ALUNOS A DESENVOLVEREM POR SI MESMOS UM PROJETO DE PESQUISA, A PARTIR DE TEMAS POR ELES ESCOLHIDOS, QUE POSTERIORMENTE FORAM DISCUTIDOS ENTRE OS PRÓPRIOS ALUNOS E COM OS DOCENTES. OBSERVOU-SE, PELAS DISCUSSÕES E PERCEPÇÕES APREENDIDAS, O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COM A DINÂMICA E OS BONS RESULTADOS APRESENTADOS, COM PROJETOS LOGICAMENTE ESTRUTURADOS, QUE APONTARAM QUE A DINÂMICA APLICADA FACILITOU, SOBREMANEIRA, A COMPREENSÃO SOBRE OS PRINCIPAIS ELEMENTOS METODOLÓGICOS QUE DEVEM ESTRA PRESENTES EM UM PROJETO DE PESQUISA.