O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE RELATAR A EXPERIÊNCIA EXITOSA, NO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, A QUAL CONSISTIU NA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DA OFICINA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO MENTAL POR ETAPAS, EM TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, COM CRIANÇAS DE 3 ANOS DE IDADE, DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL STELLA LOPES DA SILVA, LOCALIZADO NA CIDADE DE NATAL/RN, TOMANDO COMO APORTE TEÓRICO A TEORIAS PSICOLÓGICAS DA APRENDIZAGEM DE P. GALPERIN, L., VYGOTSKY E LEONTIEV E DA OFICINA PEDAGÓGICA DE FREINET, AS QUAIS ORIENTAM PARA A SISTEMATIZAÇÃO DE UMA SÉRIE DE ETAPAS E MECANISMOS METODOLÓGICOS, OS QUAIS, QUANDO UTILIZADOS EM SALA DE AULA CONTRIBUEM IMENSAMENTE PARA QUE OS SUJEITOS ALCANCEM RESULTADOS DE APRENDIZAGEM SATISFATÓRIOS. DESSE MODO, AQUI ESTARÁ EXPOSTO OS MÉTODOS E RESULTADOS OBTIDOS EM DEZ AULAS, MINISTRADAS NO DECORRER DE UM SEMESTRE LETIVO, SEMPRE ATENTANDO PARA O FATO DE QUE, A ROTINA ESCOLAR, O TEMPO DE EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS E OS MATERIAIS CONFECCIONADOS, SEGUEM AS ORIENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DISPOSTAS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO, REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), DIRETRIZES CURRICULAR NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2010) E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), A FIM DE QUE OS SUJEITOS TIVESSEM UM APRENDIZADO INTEGRAL, O QUAL CONTEMPLASSE OS ASPECTOS COGNITIVOS, SENSÓRIOS, AFETIVOS E MOTORES.