A PESQUISA BUSCA REALIZAR UMA ANÁLISE DAS IMPRESSÕES DE EDUCADORES E JOVENS EDUCANDOS SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA AO ESTÍMULO DO PROTAGONISMO JUVENIL POR MEIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL, DA CIDADE DE FORTALEZA/CE. O OBJETIVO DA PESQUISA SERÁ INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES MUNICIPAIS E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL PARA O PROTAGONISMO JUVENIL MEDIADOS NAS PRÁTICAS CORPORAIS, ANALISANDO AS CONCEPÇÕES E SIGNIFICADOS PRESENTES NOS DOCUMENTOS NORTEADORES. ESSE ARCABOUÇO NORMATIVO SERÁ CONFRONTADO COM DIFERENTES CONCEITOS SOBRE O PROTAGONISMO JUVENIL, A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: 1- QUAIS OS IMPACTOS QUE O PPP CONCRETIZA NO COTIDIANO DA COMUNIDADE ESCOLAR? 2- O QUE É PROTAGONISMO JUVENIL? 3- A ESCOLA APRESENTA-SE COMO ESPAÇO E LUGAR PARA A VIVÊNCIA DO PROTAGONISMO POR MEIO DAS PRÁTICAS CORPORAIS ENQUANTO PROCESSO EDUCATIVO? PARA TANTO, METODOLOGICAMENTE, NESTE ARTIGO ANALISAREMOS O PROTAGONISMO JUVENIL E SEUS CONCEITOS E SIGNIFICADOS POLÍTICOS, PEDAGÓGICOS E SOCIAIS, AMPARADO PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, UM ESTUDO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS APLICADAS A EDUCADORES E JOVENS EDUCANDOS. CONCLUÍMOS QUE O PROTAGONISMO DE JOVENS EDUCANDOS REAFIRMA-SE COMO UMA PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA VOLTADA PARA A AUTONOMIA, LIBERDADE E EMANCIPAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS, SOLIDÁRIOS E ATUANTES NA SOCIEDADE