DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59911 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 10909 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA" "resumo" => "O ARTIGO ABORDA O AUMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA FACE A ESTA PROBLEMÁTICA. DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO LETRAMENTO DA CRIANÇA. A METODOLOGIA FOI UMA REVISÃO DE LITERATURA BASEADA NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS E BIBLIOTECA FÍSICA. TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR O AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E COMO A AUSÊNCIA FAMILIAR PODE INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE NESSE PROCESSO. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI BASEADO NA TEORIA SOCIO-HISTÓRICA E CULTURAL DE VYGOTSKY, NOS ESTUDOS DE KLEIN E CIASCA ENVOLVENDO O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA, DA ESCRITA, E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DA FAMÍLIA NESTA CAMINHADA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO A FAMÍLIA COMO A ESCOLA DEVEM TER CONSCIÊNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO GLOBAL DO INDIVÍDUO. AS CRIANÇAS, QUANDO CHEGAM NO ÂMBITO ESCOLAR, JÁ TRAZEM CONHECIMENTOS, TÊM O DESEJO DE CONSTRUIR SABERES, RELACIONAR-SE E INSERIR-SE SOCIALMENTE, MAS CABE À FAMÍLIA E A ESCOLA, CADA UMA EXERCENDO CORRETAMENTE SEU PAPEL, DIRECIONAR DA MELHOR FORMA AS ESTRATÉGIAS PARA ESSA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO, IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID10909_15082019104748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARJORY LAIZ ARAUJO TORRES" "autor_nome_curto" => "MARJORY TORRES" "autor_email" => "marjory.forti@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO PROMINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59911 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1928 "inscrito_id" => 10909 "titulo" => "DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA" "resumo" => "O ARTIGO ABORDA O AUMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO E AS CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA FACE A ESTA PROBLEMÁTICA. DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO LETRAMENTO DA CRIANÇA. A METODOLOGIA FOI UMA REVISÃO DE LITERATURA BASEADA NAS PRINCIPAIS BASES DE DADOS ELETRÔNICAS E BIBLIOTECA FÍSICA. TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR O AUMENTO NO NÚMERO DE CASOS DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E COMO A AUSÊNCIA FAMILIAR PODE INFLUENCIAR NEGATIVAMENTE NESSE PROCESSO. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI BASEADO NA TEORIA SOCIO-HISTÓRICA E CULTURAL DE VYGOTSKY, NOS ESTUDOS DE KLEIN E CIASCA ENVOLVENDO O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA, DA ESCRITA, E A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE DA FAMÍLIA NESTA CAMINHADA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE TANTO A FAMÍLIA COMO A ESCOLA DEVEM TER CONSCIÊNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM E NA FORMAÇÃO GLOBAL DO INDIVÍDUO. AS CRIANÇAS, QUANDO CHEGAM NO ÂMBITO ESCOLAR, JÁ TRAZEM CONHECIMENTOS, TÊM O DESEJO DE CONSTRUIR SABERES, RELACIONAR-SE E INSERIR-SE SOCIALMENTE, MAS CABE À FAMÍLIA E A ESCOLA, CADA UMA EXERCENDO CORRETAMENTE SEU PAPEL, DIRECIONAR DA MELHOR FORMA AS ESTRATÉGIAS PARA ESSA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "DIFICULDADES DE ALFABETIZAÇÃO, IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID10909_15082019104748.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARJORY LAIZ ARAUJO TORRES" "autor_nome_curto" => "MARJORY TORRES" "autor_email" => "marjory.forti@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO PROMINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }