ESTE ARTIGO PREZOU EM INVESTIGAR E AVERIGUAR A RELAÇÃO ENTRE A TRANSFERÊNCIA E A EDUCAÇÃO EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. UTILIZOU-SE QUANTO METODOLOGIA A APLICABILIDADE DE FÓRUM DE DISCUSSÃO POSTERIOR A UMA DISCUSSÃO CONTEUDISTA E EXPLANATÓRIA EM SALA DE AULA. AS REFERÊNCIAS QUE GUIARAM ESSE TRABALHO FORAM FREUD (1925); RIBEIRO (2006; 2014); KUPFER (2005) E MAURANO (2010). A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI VOLTADA A ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DEIXADAS PELOS ALUNOS EM FÓRUM DA DISCIPLINA, FAZENDO A RELAÇÃO ENTRE A PSICANÁLISE E A EDUCAÇÃO BEM COMO O PAPEL DA TRANSFERÊNCIA NO ENSINO. A PESQUISA NÃO ENCERROU-SE, FORA INTERROMPIDA PARA A FINALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, ENTRETANTO, NÃO OBTEVE-SE UMA CONCLUSÃO, POIS CONSIDERA-SE A RESPOSTA COMPLETA UM EQUÍVOCO, SEMPRE HAVERÃO QUESTÕES QUE MOVIMENTARÃO OUTRAS PESQUISAS, ENTRETANTO, O RESULTADO DESTA PESQUISA FOI IMENSAMENTE SATISFATÓRIA POR ATINGIR OS OBJETIVOS AQUI PROPOSTOS E AGUARDA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRA MARGEM PARA OUTRAS.