O RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL (RC) É UM CONJUNTO DE HABILIDADES ORIUNDAS DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CC), QUANDO DESENVOLVIDAS EM CONTEXTOS ESCOLARES, PODEM CONTRIBUI PARA QUE OS ALUNOS RESOLVAM PROBLEMAS DO DIA A DIA. ABSTRAÇÃO, RECONHECIMENTO DE PADRÕES, DECOMPOSIÇÃO, RACIOCÍNIO ALGORÍTMICO, PARALELISMO, RECURSIVIDADE, ENTRE OUTRAS, SÃO EXEMPLOS DAS HABILIDADES DO RC, QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS NAS DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMPREENDER AS PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRA É IMPORTANTE PARA PERCEBER COMO A CC PODE CONTRIBUIR DE FORMA INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO. AS DISCUSSÕES SOBRE A INSERÇÃO DA COMPUTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA ESTÃO PRESENTES NA COMUNIDADE ACADÊMICA. DESTA FORMA, ESTE ARTIGO, POR MEIO DE MAPEAMENTO SISTEMÁTICO, IDENTIFICOU EVIDÊNCIAS DE PESQUISAS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC EM DISCIPLINAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E OS RECURSOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS UTILIZADOS. ENTRETANTO, HÁ UM GAP NA ÁREA SOBRE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO RC NA DISCIPLINA DE LÍNGUA INGLESA. A PARTIR DESSA EVIDÊNCIA, PLANEJAMOS E EXECUTAMOS UM PROTOCOLO DE MAPEAMENTO DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. A BUSCA DOS ARTIGOS OCORREU EM BASES DE DADOS ORIUNDAS DE ANAIS DE CONGRESSOS DA CC. DENTRE OS RESULTADOS, ENCONTRAMOS EVIDÊNCIAS DE QUE NÃO HÁ, NAS BASES CONSULTADAS, PESQUISAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO RC NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA.