ESTE TEXTO APRESENTA REFLEXÕES REFERENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI COM ALUNOS DOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/RR. CONSIDERADO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A ASSUNÇÃO DA IDENTIDADE INDIVIDUAL, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA INDÍGENA TORNA-SE REFLEXO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL E ÉTNICA DAS CRIANÇAS. ASSIM, BJETIVOU-SE ANALISAR COMO ACONTECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MACUXI DAS CRIANÇAS QUE VIVENCIAM AS PRÁTICAS CULTURAIS DA SUA COMUNIDADE. POR SER UMA PESQUISA QUALITATIVA, FORAM CONSIDERADAS AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR E AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA E ESCOLA PARA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI, CONSIDERADA EM DESUSO NESSA FAIXA ETÁRIA. NESSA PERSPECTIVA FORAM REALIZADOS ENCONTROS, OFICINAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS NA LÍNGUA MACUXI COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA/AÇÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS. ESTE TRABALHO DEU-SE INÍCIO EM 2014 E ENCERROU-SE EM 2018, OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE O INCENTIVO DOS PAIS E PROFESSORES LEVOU OS ALUNOS A AVANÇAREM NA ALFABETIZAÇÃO, NA PRODUÇÃO DA ESCRITA E LEITURA DE TEXTOS NA LÍNGUA MACUXI, NO USO DA LÍNGUA NA ORALIDADE E NAS RELAÇÕES SOCIAIS. O PIBID DIVERSIDADE TEM SIDO UM CANAL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, OPORTUNIZANDO AOS ENVOLVIDOS QUESTIONAR SUAS PRÁXIS, RELACIONANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS E COMUNIDADES INDÍGENAS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE, REFLETINDO A IDENTIDADE SOCIAL E INDIVIDUAL DAQUELES QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO POSSIBILIDADE DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA.