O ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) NO ENSINO BÁSICO DEVE SER ABORDADO COMO UM TEMA TRANSVERSAL, ESTANDO OBRIGATORIAMENTE PRESENTE EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, ESTA PESQUISA BUSCA AVERIGUAR COMO A EA TEM SIDO TRABALHADA EM ALGUMAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FLORIANO, PIAUÍ. PARA ISSO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS A OITO PROFESSORES DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 03 ESCOLAS DA REDE RURAL MUNICIPAL, O QUE CARACTERIZA ESTE TRABALHO COMO SENDO DE CARÁTER QUAL-QUANTITATIVO, DESCRITIVO, FUNDAMENTADO EM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E DE PESQUISA INVESTIGATIVA. O ESTUDO REVELOU QUE A EA AINDA É POUCO ABORDADA NAS ESCOLAS, O QUE SE DEVE À CARGA HORÁRIA INSUFICIENTE, ESCASSEZ DE MATERIAIS DIDÁTICOS E FALTA DE PREPARAÇÃO DOS DOCENTES QUE NÃO SÃO HABILITADOS ESPECIFICAMENTE NESSA ÁREA.