O ARTIGO SE INICIA COM A PROPOSTA DE DISCUTIR O RESULTADO DE ALGUMAS REFLEXÕES ACERCA DO PENSAMENTO DE MAX WEBER E PIERRE BOURDIEU SOBRE A EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE. TAIS ANÁLISES FAZEM-SE NECESSÁRIAS PARA OBSERVAR O PAPEL DECISIVO QUE A EDUCAÇÃO DESEMPENHA NA VIDA DOS INDIVÍDUOS E A FORMA QUE CONTRIBUI PARA APOSIÇÃO DE DESIGUALDADES PERANTE OS GRUPOS SOCIAIS. POSTERIORMENTE, BUSCA-SE UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A FORMA COMO A EDUCAÇÃO É POSTA COMO AÇÃO SOCIAL (WEBER, 2001), AS IDEIAS DE BOURDIEU TAMBÉM CONTRIBUEM PARA ESSA DISCUSSÃO POR MEIO DO CONCEITO DE HABITUS, ONDE A EDUCAÇÃO PODE SER VISTA NO MUNDO SOCIAL COMO ESTRUTURAS OBJETIVAS OU ESTRUTURAS ESTRUTURADAS. PARTIMOS DA HIPÓTESE DE QUE A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE É MEIO CONDUTOR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL DE MUITOS JOVENS E TAMBÉM PROFESSORES QUE POR MEIO DESTA “FERRAMENTA” VISAM DE ALGUMA FORMA MUDANÇAS CONCRETAS QUE CONTRIBUIRÃO PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, PRINCIPALMENTE COMO FORMA DE SE CONSEGUIR ESTABILIDADE EM ALGUMA ÁREA PROFISSIONAL.ESSE TRABALHO BUSCA EVIDENCIAR QUE A EDUCAÇÃO NÃO É NEUTRA NA VISÃO DE WEBER E BOURDIEU, MAS QUE DE ALGUMA FORMA É SUBORDINADA AO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA. EM VISTA DISSO, A EDUCAÇÃO É APRESENTADA NA PERSPECTIVA DOS DOIS SOCIÓLOGOS COMO ESPAÇO MACROSSOCIOLÓGICO ENTRE ENSINO E SOCIEDADE QUE PROPICIAM TRANSFORMAÇÕES SEJAM ESTAS INDIVIDUAIS OU COLETIVAS.