A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SEMPRE VISTA POR ALGUNS ALUNOS COMO UMA DISCIPLINA DE MUITA MEMORIZAÇÃO E INFORMAÇÃO, DESTA FORMA, É IMPORTANTE DESENVOLVER METODOLOGIAS QUE FACILITEM A APRENDIZAGEM DO ALUNO. EM VIRTUDE DISSO, OS JOGOS DIDÁTICOS TORNARAM-SE UMA DAS VÁRIAS METODOLOGIAS EDUCACIONAIS, QUE VISAM À MELHORIA E FACILIDADE DO ENSINO/APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA FORMA FLEXÍVEL E INSTIGANTE DO ENSINO, TRAZENDO O INTERACIONISMO AO ÂMBITO ESCOLAR. NESSE SENTIDO, DESENVOLVEU-SE UM JOGO SOBRE SISTEMA RESPIRATÓRIO, QUE FOI APLICADO À ALUNOS DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS COM APLICAÇÃO DO JOGO, QUE REFORÇAVA SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO, CONHECENDO OS ÓRGÃOS E SUAS CARACTERÍSTICAS DE FORMA LÚDICA. FORAM UTILIZADOS PRÉ E PÓS TESTE, ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO, NO QUAL SE PROCUROU CONHECER DOS ALUNOS, SUAS EXPERIÊNCIAS COM METODOLOGIAS DIFERENCIADAS, SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, SUAS OPINIÕES EM RELAÇÃO À LUDICIDADE NO ENSINO E A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO ABORDADO DEPOIS DO JOGO. ENTRE AS CONSTATAÇÕES, OBSERVOU-SE QUE O JOGO FOI BEM ACEITO PELOS ESTUDANTES E HOUVE UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO SOBRE O SISTEMA, ATRAVÉS DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS ANALISADOS ANTES E AS RESPOSTAS APÓS O JOGO.