Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ETNOMATEMÁTICA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TEORIA E PRÁTICA. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60444
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 6725
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, UMA PRATICA PEDAGÓGICA EXITOSA QUE ACONTECEU NO ANO DE 2018. UM DOS AUTORES DESTE TRABALHO NA CONDIÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA LECIONANDO NAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ÍNDIO ANTÔNIO SINÉSIO DA SILVA, QUE FICA LOCALIZADA NA ALDEIA BREJINHO MUNICÍPIO DE MARCAÇÃO-PB, FEZ USO DA ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA ESTA PESQUISA SURGI DO ANSEIO EM DESPERTAR O PENSAMENTO MATEMÁTICO, PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA INDÍGENA, PARA MOSTRAR COMO OS ALUNOS IDENTIFICAM OS SABERES MATEMÁTICOS DO POVO POTIGUARA E SEUS CONHECIMENTOS INFORMAIS. SOB O PONTO DE VISTA METODOLÓGICO OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS NÃO REQUER O USO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PARA QUANTIFICAR A PESQUISA. COMO RESULTADOS TIVEMOS A SATISFAÇÃO DE RECEBER EM MÃOS CINCO EXCELENTES TRABALHOS CIENTÍFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, OS TRABALHOS TRAZIAM TODOS OS ELEMENTOS QUE BUSCÁVAMOS COLETAR COM OS ALUNOS, CONTENDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE DIFERENTES PESSOAS, AGRICULTORES PLANTADORES DE MANDIOCA, AGRICULTORES PLANTADORES DE FEIJÃO, PESCADORES E AGRICULTORES PLANTADORES DE INHAME. TODOS OS GRUPOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER OS TRABALHOS, NA SOCIALIZAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR O QUANTO OS ALUNOS ESTAVAM ALEGRES EM CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS DOS TRABALHOS EM SUPERAR SUAS BARREIRAS SEUS OBSTÁCULOS UMA VEZ QUE ESSE FOI O PRIMEIRO TRABALHO DESENVOLVIDO NESTE VIÉS POR ESSES ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TEORIA E PRÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6725_04092019114351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO"
    "autor_email" => "leocinesio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60444
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2926
    "inscrito_id" => 6725
    "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA COM ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, UMA PRATICA PEDAGÓGICA EXITOSA QUE ACONTECEU NO ANO DE 2018. UM DOS AUTORES DESTE TRABALHO NA CONDIÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA LECIONANDO NAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ÍNDIO ANTÔNIO SINÉSIO DA SILVA, QUE FICA LOCALIZADA NA ALDEIA BREJINHO MUNICÍPIO DE MARCAÇÃO-PB, FEZ USO DA ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA ESTA PESQUISA SURGI DO ANSEIO EM DESPERTAR O PENSAMENTO MATEMÁTICO, PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA INDÍGENA, PARA MOSTRAR COMO OS ALUNOS IDENTIFICAM OS SABERES MATEMÁTICOS DO POVO POTIGUARA E SEUS CONHECIMENTOS INFORMAIS. SOB O PONTO DE VISTA METODOLÓGICO OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS NÃO REQUER O USO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PARA QUANTIFICAR A PESQUISA. COMO RESULTADOS TIVEMOS A SATISFAÇÃO DE RECEBER EM MÃOS CINCO EXCELENTES TRABALHOS CIENTÍFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, OS TRABALHOS TRAZIAM TODOS OS ELEMENTOS QUE BUSCÁVAMOS COLETAR COM OS ALUNOS, CONTENDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE DIFERENTES PESSOAS, AGRICULTORES PLANTADORES DE MANDIOCA, AGRICULTORES PLANTADORES DE FEIJÃO, PESCADORES E AGRICULTORES PLANTADORES DE INHAME. TODOS OS GRUPOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER OS TRABALHOS, NA SOCIALIZAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR O QUANTO OS ALUNOS ESTAVAM ALEGRES EM CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS DOS TRABALHOS EM SUPERAR SUAS BARREIRAS SEUS OBSTÁCULOS UMA VEZ QUE ESSE FOI O PRIMEIRO TRABALHO DESENVOLVIDO NESTE VIÉS POR ESSES ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, ENSINO MÉDIO, TEORIA E PRÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6725_04092019114351.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO CINÉSIO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "LÉO CINÉSIO"
    "autor_email" => "leocinesio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, UMA PRATICA PEDAGÓGICA EXITOSA QUE ACONTECEU NO ANO DE 2018. UM DOS AUTORES DESTE TRABALHO NA CONDIÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA LECIONANDO NAS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ÍNDIO ANTÔNIO SINÉSIO DA SILVA, QUE FICA LOCALIZADA NA ALDEIA BREJINHO MUNICÍPIO DE MARCAÇÃO-PB, FEZ USO DA ETNOMATEMÁTICA EM SALA DE AULA ESTA PESQUISA SURGI DO ANSEIO EM DESPERTAR O PENSAMENTO MATEMÁTICO, PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA INDÍGENA, PARA MOSTRAR COMO OS ALUNOS IDENTIFICAM OS SABERES MATEMÁTICOS DO POVO POTIGUARA E SEUS CONHECIMENTOS INFORMAIS. SOB O PONTO DE VISTA METODOLÓGICO OPTAMOS POR UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS NÃO REQUER O USO DE TÉCNICAS ESTATÍSTICAS PARA QUANTIFICAR A PESQUISA. COMO RESULTADOS TIVEMOS A SATISFAÇÃO DE RECEBER EM MÃOS CINCO EXCELENTES TRABALHOS CIENTÍFICOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, OS TRABALHOS TRAZIAM TODOS OS ELEMENTOS QUE BUSCÁVAMOS COLETAR COM OS ALUNOS, CONTENDO OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE DIFERENTES PESSOAS, AGRICULTORES PLANTADORES DE MANDIOCA, AGRICULTORES PLANTADORES DE FEIJÃO, PESCADORES E AGRICULTORES PLANTADORES DE INHAME. TODOS OS GRUPOS CONSEGUIRAM DESENVOLVER OS TRABALHOS, NA SOCIALIZAÇÃO FOI POSSÍVEL OBSERVAR O QUANTO OS ALUNOS ESTAVAM ALEGRES EM CONSEGUIR ATINGIR OS OBJETIVOS DOS TRABALHOS EM SUPERAR SUAS BARREIRAS SEUS OBSTÁCULOS UMA VEZ QUE ESSE FOI O PRIMEIRO TRABALHO DESENVOLVIDO NESTE VIÉS POR ESSES ALUNOS DA 2° SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Diamir Gomes Fonseca

    Graças a Deus ?? gostei muito dessa aula ???

    30/11/2021 23:20:49

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.