A VISITA TÉCNICA CONSTITUI RECURSO METODOLÓGICO QUE APROXIMA O ESTUDANTE DAS REALIDADES DO MUNDO DO TRABALHO, POSSIBILITANDO A UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. OS PILARES DA PROPOSTA EDUCACIONAL DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO REFORÇAM A CENTRALIDADE DO TRABALHO COMO COMPONENTE PRINCIPAL DA FORMAÇÃO DO SER HUMANO. NESSE SENTIDO, A VISITA TÉCNICA CONTRIBUI PARA A APLICAÇÃO DESSA COMPREENSÃO, POIS PERMITE O RECONHECIMENTO DOS ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS DE TRABALHO BEM COMO AS POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES DE PESQUISAS E AÇÕES DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. ESTE ARTIGO É FRUTO DA EXPERIÊNCIA DE UMA VISITA TÉCNICA REALIZADA NO DIA 24 DE ABRIL DE 2019 PELOS MESTRANDOS DO PROFEPT-IFRO AO CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR – CCT-CTPM E COOPERATIVA DE PRODUTORES RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU - COOPPROJIRAU, SITUADOS EM NOVA MUTUM-PARANÁ, DISTRITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO E ANÁLISE CRÍTICA QUANTO À CONTRIBUIÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS PARA A PROMOÇÃO DO OLHAR HISTÓRICO-CRÍTICO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS PARA A FORMAÇÃO DOS MESTRANDOS PARTICIPANTES. CONCLUI-SE COM ESTE TRABALHO QUE A VISITA TÉCNICA PERMITE AO ESTUDANTE, DE QUALQUER NÍVEL, OBSERVAR, SE INFORMAR, QUESTIONAR E PENSAR MEIOS DE TRANSFORMAR OS CONTEXTOS QUE PERMEIAM O SEU COTIDIANO. A LEITURA DA PAISAGEM, NESTE CASO, PERMITE AOS PARTICIPANTES OBSERVAR AS DISTINTAS REALIDADES SOCIOECONÔMICAS E CULTURAIS PARA QUE PROPOSTAS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ESTEJAM ARTICULADAS COM A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO EM SEU CONTEXTO SOCIOCULTURAL.