A PESQUISA EM DESTAQUE É PARTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO APRESENTADA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE -UFS E TEVE COMO FINALIDADE COMPREENDER COMO O PROFESSOR A PARTIR DO SEU SABER FAZER CONSTRÓI A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PARA OS DEBATES INICIAIS O ARTIGO EM DESTAQUE RESULTA DE UMA IMERSÃO EM REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS EXPONDO DE FORMA SISTEMÁTICA, FOMENTAR DEBATES SOBRE O SABER FAZER DO PROFESSOR DIANTE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR PARA O EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA. PARA SUBSIDIAR ESSA REVISÃO ADOTAMOS COMO PARÂMETROS INVESTIGATIVOS A PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO EXPLICATIVO DIRECIONADA SOBRE CATEGORIAS PRELIMINARES DE ANÁLISE VERSARAM SOBRE O SABER DOCENTE E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INICIAIS REVELARAM QUE OS PROFESSORES POSSUEM INÚMERAS DÚVIDAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO PARA ESTES ALUNOS. DÚVIDAS DE UM SUPOSTO NÃO SABER FAZER, VISTO QUE A AVALIAÇÃO PARA ESTES É UMA AÇÃO DIDÁTICA E PEDAGÓGICA QUE REQUER GRANDE HABILIDADE NO DIRECIONAMENTO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. OS RESULTADOS AINDA APONTAM PARA A NECESSIDADE NA ELABORAÇÃO DE UM REFERENCIAL TEÓRICO E METODOLÓGICO QUE DIRECIONE OS PROFESSORES NA ELABORAÇÃO DE UM PROCESSO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR QUE DE FATO SEJA SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS COM DI.