ESTE TRABALHO É FRUTO DAS INVESTIGAÇÕES REALIZADAS DURANTE O MESTRADO ACERCA DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O SENTIDO E A FUNCIONALIDADE DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DOS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, QUE FEZ USO DA PESQUISA DOCUMENTAL PARA CONHECER AS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO IMPLEMENTADAS PELA UNB OBSERVANDO O DISPOSTO NOS DECRETOS 5707/2006 E 5825/2006 DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA QUE PREVEEM O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS. CONSTATOU-SE QUE AS AÇÕES NESSE SENTIDO, VISAM ATENDER AO APORTE JURÍDICO QUE ESTÁ ATRELADO AOS PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E QUE NÃO HÁ ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL COM VISTAS À EMANCIPAÇÃO DESSES SUJEITOS. ASSIM, ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA SEJA RELEVANTE PARA OS SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS UMA VEZ QUE APONTA PARA A NECESSIDADE DA VALORIZAÇÃO E DO RECONHECIMENTO DESTE PROFISSIONAL ENQUANTO SUJEITO CO-PARTÍCIPE DO PROCESSO EDUCATIVO REGULAMENTADO PELAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. ESPERA-SE, TAMBÉM, QUE ESTA CONTRIBUA PARA A REFLEXÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO PAÍS NO SENTIDO DE CONSCIENTIZAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS QUE POSSIBILITEM A OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ALÉM DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS E HABILIDADES PROFISSIONAIS, VISANDO A FORMAÇÃO DE UM QUADRO DE PESSOAL CRÍTICO E TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE E DE SI PRÓPRIO.