CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS DE SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59699 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 6468 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS DE SALA DE AULA" "resumo" => "OS LETRAMENTOS DIGITAIS SÃO COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA ANALISAR, EXPOR, DISTRIBUIR E ELABORAR SENTIDO PRODUTIVO NOS MEIOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL E ESTÃO LIGADAS A AMBAS AS NECESSIDADES, OU SEJA, CAPACIDADES ESSENCIAIS QUE OS ALUNOS NECESSITAM ADQUIRIR PARA SUA PLENA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE ALÉM DA SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE INVESTIGAR COMO OCORREM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. EM CONTINUIDADE, O TRABALHO OCORREU POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO (QUESTIONÁRIOS), NA ESCOLA ROSÂNGELA MARIA MOURA FREITAS, ESCOLA ROSALINA ZAIDAN E ESCOLA MUNICIPAL SANTA FILOMENA E RECORTE BIBLIOGRÁFICO, BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES GAMA (2012); HEEMANN (2013); MARZARI (2014); DUDENEY, HOCKLY E PEGRUM (2016); REZENDE (2016) E XAVIER (UFPE). PARA ESTES AUTORES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM OS LETRAMENTOS DIGITAIS NA ESCOLA, POIS POSSIBILITA AO ALUNO FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SOCIAL E PESSOAL. PORTANTO, AS NOVAS TECNOLOGIAS VÊM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM E PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE E NO ÂMBITO ESCOLAR, VISTO QUE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS AINDA É UM GRANDE DESAFIO ENCONTRADO NA ESCOLA, UMA VEZ QUE, A ESCOLA ESCOLAS NÃO POSSUI ESTRUTURAS ADEQUADAS. AINDA SIM, É RELEVANTE QUE A ESCOLA OFEREÇA SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS EDUCANDOS VENHAM USUFRUIR DOS LETRAMENTOS DIGITAIS, POIS A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS RENOVAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL,, ENSINO APRENDIZAGEM,, CONTEXTO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6468_02082019143758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA BENASSULI VIANA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA BENASSULI VIANA" "autor_email" => "alexandrabenassy@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59699 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 6468 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO DIGITAL PARA O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: DESAFIOS DE SALA DE AULA" "resumo" => "OS LETRAMENTOS DIGITAIS SÃO COMPETÊNCIAS E PRÁTICAS INDIVIDUAIS E SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA ANALISAR, EXPOR, DISTRIBUIR E ELABORAR SENTIDO PRODUTIVO NOS MEIOS DE INFORMAÇÃO DIGITAL E ESTÃO LIGADAS A AMBAS AS NECESSIDADES, OU SEJA, CAPACIDADES ESSENCIAIS QUE OS ALUNOS NECESSITAM ADQUIRIR PARA SUA PLENA ATUAÇÃO NA SOCIEDADE ALÉM DA SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE INVESTIGAR COMO OCORREM AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NO ESPAÇO ESCOLAR E QUAIS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. EM CONTINUIDADE, O TRABALHO OCORREU POR MEIO DE PESQUISA DE CAMPO (QUESTIONÁRIOS), NA ESCOLA ROSÂNGELA MARIA MOURA FREITAS, ESCOLA ROSALINA ZAIDAN E ESCOLA MUNICIPAL SANTA FILOMENA E RECORTE BIBLIOGRÁFICO, BASEADO NOS SEGUINTES AUTORES GAMA (2012); HEEMANN (2013); MARZARI (2014); DUDENEY, HOCKLY E PEGRUM (2016); REZENDE (2016) E XAVIER (UFPE). PARA ESTES AUTORES, É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA O TRABALHO COM OS LETRAMENTOS DIGITAIS NA ESCOLA, POIS POSSIBILITA AO ALUNO FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SOCIAL E PESSOAL. PORTANTO, AS NOVAS TECNOLOGIAS VÊM SE TORNANDO CADA VEZ MAIS COMUM E PRESENTE EM NOSSA SOCIEDADE E NO ÂMBITO ESCOLAR, VISTO QUE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS AINDA É UM GRANDE DESAFIO ENCONTRADO NA ESCOLA, UMA VEZ QUE, A ESCOLA ESCOLAS NÃO POSSUI ESTRUTURAS ADEQUADAS. AINDA SIM, É RELEVANTE QUE A ESCOLA OFEREÇA SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS EDUCANDOS VENHAM USUFRUIR DOS LETRAMENTOS DIGITAIS, POIS A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS RENOVAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO DIGITAL,, ENSINO APRENDIZAGEM,, CONTEXTO ESCOLAR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID6468_02082019143758.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRA BENASSULI VIANA" "autor_nome_curto" => "ALEXANDRA BENASSULI VIANA" "autor_email" => "alexandrabenassy@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }