A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU, CONHECER A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A INCLUSÃO DOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR. O PROJETO OCORREU EM TRÊS ETAPAS, NA PRIMEIRA HOUVE A APRESENTAÇÃO DO MESMO PELAS PROFESSORAS ORIENTADORAS, SEGUIDO DE UMA PALESTRA SOBRE O TEMA MINISTRADO PELAS MESMAS, PARA SUBSIDIAR A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DOS ALUNOS NO DECORRER DO PROJETO. NA SEGUNDA ETAPA AS ORIENTADORAS REALIZARAM UMA PALESTRA SOBRE A AUDIÇÃO, OBTENDO COMO PRODUTO UM MODELO DO APARELHO AUDITIVO CONFECCIONADO PELOS ALUNOS. PARA ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS, OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE APLICARAM QUESTIONÁRIOS COM AS TURMAS DA 1ª E 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. COLETADOS OS DADOS, OS ALUNOS DA 3ª SÉRIE TABULARAM OS RESULTADOS COM AJUDA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. E NA TERCEIRA ETAPA, FOI PRODUZIDO UMA LINHA DO TEMPO, COMO RESULTADO DA PESQUISA FEITA PELOS ALUNOS DA 3ª SÉRIE SOBRE “O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DOS SURDOS NO BRASIL”, COM A AJUDA DO PROFESSOR DE HISTÓRIA, E “O ESTUDO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS EM DEFESA DOS DIREITOS DOS SURDOS”, ESTE POR SUA VEZ, AUXILIADO PELO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA. FINALIZANDO O PROJETO, OS ALUNOS APRESENTARAM OS RESULTADOS À COMUNIDADE ESCOLAR, E TAMBÉM NO IV CIRCUITO DE CIÊNCIAS. A REALIZAÇÃO DESTE PROJETO POSSIBILITOU A INVESTIGAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EM ESPECIAL SOBRE A COMUNIDADE SURDA NA QUAL OS RESULTADOS OBTIDOS, SUGEREM MUDANÇAS DE ATITUDES E O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EFETIVAS DE INCLUSÃO DOS SURDOS NO AMBIENTE ESCOLAR.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, INCLUSÃO ESCOLAR, COMUNIDADE SURDA.