ESTE TRABALHO NASCE DO PROJETO DE PESQUISA “FORMAÇÃO CONTINUADA EM COLABORAÇÃO: CAMINHOS PARA A
RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM COLABORAÇÃO”. TRATA-SE DE UM, DOS VÁRIOS CAMINHOS QUE
O PROFESSOR PODE SEGUIR PARA O MELHORAMENTO DA SUA PRÁTICA DOCENTE – OS CICLOS REFLEXIVOS. ESTES TÊM
COMO OBJETIVO CONTRIBUIR PARA MELHORAR A DOCÊNCIA ATRAVÉS DE CICLOS DIALÓGICOS. A PESQUISA É DE CUNHO
QUALITATIVO, CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS, QUE ESTUDAM A EXPERIÊNCIA DOCENTE COM OS
CICLOS REFLEXIVOS. ESTÁ FUNDAMENTADA EM AUTORES QUE DISCUTEM E ORIENTAM A PRÁTICA DE ESTUDOS
COLABORATIVOS PRINCIPALMENTE AGUIAR E FERREIRA (2007), IBIAPINA (2002) E PIMENTA (2002).
CONSIDERAMOS A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO COM BASE EM BAKHTIN (2003). É IMPORTANTE ENFATIZAR QUE O
VIÉS BAKHTINIANO CONSIDERA A LINGUAGEM COMO UM CONSTANTE PROCESSO DE INTERAÇÃO MEDIADO PELO
DIÁLOGO. OS PRIMEIROS DADOS APONTAM QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS CICLOS REFLEXIVOS SÃO ELEMENTOS
CHAVES NA PRÁTICA DOCENTE E É UM ESPAÇO PARA QUE O PROFESSOR ESTEJA REFLETINDO SOBRE A SUA PRÁTICA,
QUANTO AOS ESTUDANTES, PODE-SE CONCLUIR QUE ESTES CONTRIBUEM NO CICLO REFLEXIVO COM AS TEORIAS
CONSTRUÍDAS NA ACADEMIA, CARACTERIZANDO COMO UM MOMENTO DE AJUDA MÚTUA, CONFIRMANDO A TEORIA
BAKHTINIANA QUE FALA SOBRE O DISCURSO COMO UM ELEMENTO ONDE TODOS CONTRIBUEM COM A FALA E TODOS
ESCUTAM O QUE O OUTRO TEM A DIZER.
PALAVRAS-CHAVE: GRADUAÇÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA, FORMAÇÃO REFLEXIVA, PESQUISA COLABORATIVA