ESTE TRABALHO INVESTIGA AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. PARA TANTO, FEZ-SE UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE TECNOLOGIAS E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, TDIC E NOVAS FORMAS DE APRENDER, COM OBJETIVO PRINCIPAL DE PESQUISAR AS POTENCIALIDADES DAS TDIC. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, BASEADA ESPECIFICAMENTE NO LEVANTAMENTO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E SITES ESPECIALIZADOS NA TEMÁTICA. EVIDENCIOU-SE QUE AS TDIC CONTRIBUEM EFICAZMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO POSSIBILITA PROMOVER E DESENVOLVER COMPETÊNCIAS DO SÉCULO 21, NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL E ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO, E A FLEXIBILIDADE COGNITIVA, QUE PROPORCIONA MELHOR COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DAS INÚMERAS FORMAS DE ORGANIZAR O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA.