A AVALIAÇÃO É UM PROCESSO NECESSÁRIO QUE SE CARACTERIZA EM UMA ATIVIDADE PERMANENTE E CONTÍNUA DO TRABALHO DOCENTE, DO QUAL DEVE FAVORECER A APRENDIZAGEM DO ALUNO EM SALA DE AULA. EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DO PROCESSO AVALIATIVO APENAS OS ASPECTOS QUALITATIVOS. QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PERCEBE-SE QUE A AVALIAÇÃO APRESENTA UM CARÁTER EXCLUDENTE. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR E DESCREVER AS PRINCIPAIS FORMAS DE AVALIAÇÃO UTILIZADAS POR PROFESSORES QUE ATUAM NA EJA NA E. M. TÂNIA LEITE SANTOS, AÇAILÂNDIA, MA. POR MEIO DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO. FOI VERIFICADO POR MEIO DO ESTUDO QUE O PROCESSO AVALIATIVO ADOTADO PELO PROFESSORES DESFAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA, UMA VEZ QUE, APRESENTA-SE FRAGMENTADO E DESCONSTITUÍDO DE UMA VISÃO INCLUSIVA, LOGO, NECESSITANDO DE MUDANÇAS. CONSTATOU QUE OS MÉTODOS UTILIZADOS SÃO QUALITATIVOS, QUANTITATIVOS, PARTICIPAÇÃO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES. A FALTA DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS E VARIADOS DISPONIBILIZADO AOS PROFESSORES SE CONSTITUI COMO FATORES QUE DIFICULTAM O PROCESSO DE AVALIAÇÃO FEITO NA ESCOLA COM OS ESTUDANTES DA EJA. PORTANTO, ESPERA-SE QUE COM ESTE TRABALHO SE POSSA DE MANEIRA POSITIVA AUXILIAR OU SENSIBILIZAR A COMUNIDADE ESCOLAR, UMA VEZ QUE, A TOMADA DE MEDIDAS É NECESSÁRIA A FIM DE MITIGAR E MUDAR A SITUAÇÃO CONSTATADA AQUI NESTE ESTUDO.