O ACESSO À EDUCAÇÃO EM AMBIENTES PRISIONAIS PODE FAVORECER A CONSTRUÇÃO DE NOVOS SABERES, TORNANDO REALIDADE O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E A POSSIBILIDADE PARA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL, O QUE PODE INTERFERIR POSITIVAMENTE NA SAÚDE MENTAL DOS INDIVÍDUOS. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS ESTUDOS QUE ABORDEM AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE MENTAL DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. TRATA-SE DE REVISÃO INTEGRATIVA, NA QUAL FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES “EDUCATION” E “PRISONS”, SENDO COMBINADOS COM O USO DO OPERADOR BOLEANO AND, CRIANDO-SE UMA ESTRATÉGIA DE BUSCA PARA A PESQUISA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO, SCOPUS, OCORRENDO EM AGOSTO DE 2019. ADOTOU-SE OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: PUBLICAÇÕES REALIZADAS NO PERÍODO DE 2010 A 2019, COM A ABORDAGEM DA REFERIDA TEMÁTICA, MENCIONANDO OS IMPACTOS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE PESSOAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE; ESTUDOS NOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS E/OU ESPANHOL. COMO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO, ADOTOU-SE: DUPLICIDADE DE ESTUDOS NAS BASES DE DADOS, AUSÊNCIA DE RESPOSTA QUANTO A PERGUNTA DE PESQUISA E INDISPONIBILIDADE DE ESTUDOS NA ÍNTEGRA. A AMOSTRA INICIAL CONTOU COM 145 ARTIGOS, SELECIONANDO-SE TRÊS PARA ANÁLISE FINAL. EVIDENCIOU-SE CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL, SENDO ASSINALADO NOS ESTUDOS QUE A EDUCAÇÃO É UM INSTRUMENTO CAPAZ DE OCUPAR O PENSAMENTO COM POTENCIALIDADE DE CAUSAR EMOÇÕES POSITIVAS COMO ALEGRIA E BEM-ESTAR. FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO NOS AMBIENTES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE PODE RESULTAR EM BENEFÍCIOS SOCIOEDUCATIVOS, BEM COMO EM IMPACTOS POSITIVOS QUE FAVORECEM A SAÚDE MENTAL DOS MESMOS.