ATUALMENTE O PARADIGMA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA VEM ENFRENTANDO BARREIRA NA SUA ADAPTAÇÃO, DIANTE DISTO ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ENTENDER OS DESAFIOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS, ANALISANDO AS DIFICULDADES DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E UTILIZAR METODOLOGIAS QUE FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGENS, DESTACANDO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA, NO SENTIDO DE COMPROVAR QUE OS ESTUDANTES POSSUEM SUA CAPACIDADE DE RACIOCINAR E COLOCAR EM PRÁTICA SEU POTENCIAL NO QUE SE REFERE A SOLUCIONAR SITUAÇÕES PROBLEMAS, CARACTERIZANDO OBJETOS E BUSCANDO UMA LINHA DE RESOLUÇÃO BASEADA EM SOLUÇÕES PRÓPRIAS, INCLUINDO JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA SIGNIFICATIVA, TORNANDO ESSA TAREFA MAIS FÁCIL E AGRADÁVEL, NO ENSINO DE QUÍMICA, CONSIDERANDO QUE O PROFESSOR É O MEDIADOR DESSE PROCESSO NA SALA DE AULA.