O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ESTUDAR COMO O ESTRESSE EXCESSIVO DOS PAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO E CRIAÇÃO DE SEUS FILHOS, AFETAM NA RELAÇÃO FAMILIAR E NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA CRIANÇA, A PARTIR DE UMA REVISÃO DE LITERATURA. O ESTRESSE ROTINEIRO É MARCADO PELA DEDICAÇÃO, TEMPO, ESFORÇO FÍSICO E MENTAL A RESOLVER PROBLEMÁTICAS DO TRABALHO E DE TODO O COTIDIANO. AS OBRIGAÇÕES IMPOSTAS PELA ROTINA FAMILIAR ACABAM POR FAZER COM QUE OS PAIS CUSTEM O TEMPO COM SEUS FILHOS PARA RESOLVER TAREFAS DO COTIDIANO, RESULTANDO NA NÃO PREOCUPAÇÃO DA VIDA ESCOLAR DE SEUS FILHOS, AFETANDO O DESEMPENHO ESCOLAR DELES, EM QUE A CRIANÇA PRECISA DO APOIO DOS PAIS PARA QUE SE SINTA MOTIVADA A APRENDER CONHECIMENTOS TEÓRICOS E FORMAR O SEU SENSO CRÍTICO DENTRO DA ESCOLA. A INTERAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA APRESENTA UMA CONTURBAÇÃO, ONDE AMBAS AS PARTES CULPABILIZAM A OUTRA QUANDO NÃO SE HÁ UM SUCESSO NO PROCESSO EDUCACIONAL, EM QUE A RELAÇÃO DESSAS PARTES MUITAS VEZES SÓ ACONTECE QUANDO SE HÁ UMA URGÊNCIA A SER RESOLVIDA, ASSIM, DANDO PREJUÍZO AO PROCESSO DE APRENDIZADO DOS ESTUDANTES. PARA A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO FOI REALIZADO PESQUISAS DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO POR MEIO DE LIVROS E ARTIGOS DESENVOLVIDOS AO LONGO DOS ANOS, UTILIZANDO DE DADOS DAS PLATAFORMAS: SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO E O REPOSITÓRIO DA UNICAMP. DESSA MANEIRA, O ARTIGO BUSCA CONTRIBUIR COM FUTUROS TRABALHOS SOBRE ESSE TEMA, ALÉM DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL NA ROTINA FAMILIAR E EDUCACIONAL.