ESTE ARTIGO ABORDA UM ESTUDO REALIZADO SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI), CUJO OBJETIVO FOI ANALISAR SUA IMPLANTAÇÃO, SUAS CONTRIBUIÇÕES E ABRANGÊNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL DO ESTADO DO PIAUÍ. O PROGRAMA FOI RACIONALIZADO PARA CONTRIBUIR COM O ALCANCE DA META 15 DO PNE/2014-2024, ISTO É, ASSEGURAR QUE TODOS OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSUAM FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE NÍVEL SUPERIOR, OBTIDA EM CURSO DE LICENCIATURA. NA UESPI FOI IMPLANTADO EM 2010, INDUZINDO A OFERTA DE CURSOS DE PRIMEIRA E SEGUNDA LICENCIATURA PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA TEM NATUREZA QUALITATIVA CUJOS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE DOCUMENTOS COMO: EDITAIS, RELATÓRIOS, PORTARIAS, RESOLUÇÕES E SITES OFICIAIS DA CAPES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS FORAM ORGANIZADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA OFERECIDOS PELO PARFOR/UESPI, PERMITIRAM A FORMAÇÃO DE 217 TURMAS, MAIS DE 4.226 PROFESSORES EM 13 DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO, CONTEMPLANDO 31 MUNICÍPIOS DO PIAUÍ, SENDO QUE DOIS NOVOS MUNÍCIPIOS, O DE CURRAIS E CRISTINO CASTRO FORAM IMPLANTADOS NO ÚLTIMO EDITAL/2018. OS RESULTADOS DEMONSTRAM, QUE O PROGRAMA QUALIFICOU PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA, IMPACTANDO DIRETAMENTE NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA.