O ARTIGO ENFOCA A TEMÁTICA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO ESCOLAR. INICIADA A PARTIR DE UMA PESQUISA REALIZADA NO TERCEIRO SEMESTRE DE 2019 NA CIDADE DE SÃO JOÃO DOS PATOS – MA NO ÂMBITO DA PRÁTICA EDUCATIVA DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, PELA ALUNA DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. COM CONSIDERAÇÕES PERTINENTES À ABORDAGEM PRECOCE DE LEV VIGOTSKY SOBRE TAL QUESTÃO. VERIFICA-SE QUE VIGOTSKY, MUITO ANTES DAS ATUAIS IDEIAS FUNDAMENTAM A CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, JÁ ARTICULAVA CONCEITOS SEMELHANTES PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, DISCUTINDO COMO AS INTERVENÇÕES OFERECIDAS, SEGUNDO SUAS IDEIAS, PODEM TER IMPACTO NA FORMAÇÃO DESSES SUJEITOS COMO PESSOA. NESTE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É CONHECER QUAL A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO E SUA PRATICA ESCOLAR, COM ALUNOS SURDOS, PROCURANDO IDENTIFICAR OS DESAFIOS ENCONTRADOS A PARTIR DA SUA FORMAÇÃO. A PROPÓSITO DA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, O PONTO DE PARTIDA SE DEU COM O TEMA “OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS SURDAS”. A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO, ELABORADO PELA DISCENTE DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA, ENTREVISTANDO PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. DESSA FORMA, A PARTIR DE TODAS AS INFORMAÇÕES CONCLUIU QUE OS PREJUÍZOS CAUSADOS AO APRENDIZADO DO ALUNO SURDO NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR, SE DÁ PELA FALTA DO USO DA LIBRAS EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL.