A PESQUISA FOI REALIZADA, TENDO COMO AMBIENTE VIRTUAL DE INTERLOCUÇÃO, O “PROGRAMA EM SINTONIA COM A SAÚDE”, APRESENTADO EM UMA WEB RÁDIO, ABORDANDO TEMAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE. ESSA TECNOLOGIA EDUCATIVA FOI INSERIDA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL, CEARÁ. É NESSE CONTEXTO QUE SURGE A WEB RÁDIO AJIR, PARA SERVIR DE ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ONDE SE UTILIZA DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA- DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA NO PROJETO DE EXTENSÃO E PESQUISA PROGRAMA “EM SINTONIA COM SAÚDE”, VEICULADO POR UMA WEB RÁDIO. A PESQUISA SEGUIU AS DETERMINAÇÕES DA RESOLUÇÃO 466/12 DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, COM APROVAÇÃO DO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA (CEP-UECE: NÚMERO DO PARECER: 3.478.945). VÁRIOS TEMAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E SAÚDE FORAM PROBLEMATIZADOS COM AS JUVENTUDES ESCOLARES NOS PROGRAMAS SEMANAIS. AS ATIVIDADES DO PROGRAMA INICIARAM COM UMA PERGUNTA CHAMADA DE ÂNCORA. PERCEBEU-SE QUE OS ESTUDANTES APRESENTARAM DÚVIDAS SOBRE AS PATOLOGIAS APRESENTADAS E CURIOSIDADES SOBRE OS TEMAS. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A WEB RÁDIO AJIR SE CONSOLIDA COMO UM INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA JOVENS ESCOLARES, SENDO UM AVANÇO TECNOLÓGICO QUE CONQUISTOU OS AMBIENTES ESCOLARES, SENDO UM PROJETO QUE PODE SER ARTICULADO JUNTO AO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, GARANTINDO UMA APRENDIZAGEM EFETIVA E TRANSFORMADORA DE HÁBITOS E ATITUDES DE VIDA DOS ESTUDANTES.