ESSA PESQUISA APRESENTA A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E O POSICIONAMENTO DOS PROFESSORES SOBRE O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ANALISANDO A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO GESTOR PARA A CONTRIBUIÇÃO DO ACESSO DOS ALUNOS À BIBLIOTECA NA ESCOLA UNIDADE INTEGRADA JAPIAÇU, ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE SÃO LUÍS – MA. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DE NÍVEL DESCRITIVO, ONDE A COLETA DE DADOS FOI CONCEBIDA MEDIANTE APLICAÇÃO DE E QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS RESPECTIVAMENTE AOS ALUNOS DO 6º AO 9º ANO E A TRÊS PROFESSORAS. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O GRUPO PESQUISADO DE ALUNOS ESTÃO INSATISFEITOS COM ESSA CONTRIBUIÇÃO VISTO QUE A GESTÃO PRIORIZA ATENDIMENTO APENAS PARA UM TURNO SENDO NEGLIGENTE COM O TURNO PESQUISADO QUE FOI O TURNO MATUTINO E EM CONTRAPARTIDA OS PROFESSORES ABORDAM ESSA CONTRIBUIÇÃO DE FORMA PASSIVA E COLOCAM A BIBLIOTECA COMO UM ESPAÇO QUALQUER NA ESCOLA QUE PODE SER TRABALHADO QUALQUER PROJETO SEM VISAR A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO DA BIBLIOTECA. CONCLUI-SE QUE O PAPEL DA BIBLIOTECA NA ESCOLA PESQUISADA É TIDO COMO SÓ MAIS UM ESPAÇO DA ESCOLA E QUE A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO PARA O ACESSO DA COMUNIDADE ESCOLAR A BIBLIOTECA SE FAZ DE MANEIRA PECULIAR QUANDO AS PROFESSORAS ENVOLVEM ESSE ESPAÇO EM SUAS ROTINAS E EM SEUS PLANEJAMENTOS E QUANDO APENAS ALUNOS INTERESSADOS EM UTILIZAR ESSE ESPAÇO REQUISITAM JUNTO À GESTÃO O SEU DIREITO DE ESTAR INSERIDO NESSE CONTEXTO.