ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESTACAM PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, CONSIDERADAS COMO DIREITO DAS CRIANÇAS. ESSAS FORAM DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO DE LEITURAS DE LITERATURA ENTRE ALUNOS DA EI E 1º ANO DO EF DE UMA ESCOLA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE JF E OS ALUNOS DO 1º ANO DO EF DO CAP. JOÃO XXIII/UFJF. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE LEITURA E A IMAGINAÇÃO ABREM “AS PORTAS DO MUNDO”. AS AÇÕES DESSAS PRÁTICAS FORAM ALICERÇADAS PELA LITERATURA, TROCA DE IMPRESSÕES ESCRITAS SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, TROCAS DE CORRESPONDÊNCIAS, VÍDEOS, APRESENTAÇÕES TEATRAIS E DE RELATOS DE ATIVIDADES LÚDICAS DAS ÁREAS URBANAS E RURAIS. O INTERCÂMBIO ENTRE AS COMUNIDADES FOI EFETIVADO POR ENCONTROS PRESENCIAIS. O OBJETIVO PRINCIPAL FOI OUVIR O QUE AS CRIANÇAS TINHAM A DIZER SOBRE OS LIVROS TRABALHADOS, A PARTIR DE ATIVIDADES CONCRETAS DE LEITURA E ESCRITA, NUMA TENTATIVA DE TRABALHAR A PARTIR DO QUE PRECONIZA O LETRAMENTO, ONDE PRÁTICAS SOCIAIS EFETIVAS SÃO TRAZIDAS PARA A SALA DE AULA, TORNANDO A ALFABETIZAÇÃO UM PROCESSO DE AQUISIÇÃO NÃO APENAS DO SISTEMA DE ESCRITA, MAS DOS MEIOS CULTURAIS DISPONÍVEIS NA MODERNIDADE. ACREDITA-SE QUE ESSE PROJETO CONTRIBUIU PARA AS INTERAÇÕES E INTER-RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS, ATRAVÉS DAS PROPOSTAS QUE FORAM CONCRETIZADAS, AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE MUNDO A PARTIR DE UM CURRÍCULO QUE PRIORIZE QUE AS CRIANÇAS DE DIFERENTES REALIDADES SOCIOCULTURAIS ESTEJAM EM DIÁLOGO, TROCANDO SUAS EXPERIÊNCIAS E OS SENTIDOS QUE ATRIBUEM AO QUE VIVEM NO SEU COTIDIANO. DESSA FORMA, AS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITAS SÃO SIGNIFICATIVAS PARA AS CRIANÇAS.