O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL FOI EFETIVADO POR MEIO DA CRIAÇÃO DAS ESCOLAS DE APRENDIZES ARTÍFICES, POR MEIO DO DECRETO 7.566, DE 23 DE SETEMBRO DE 1909. ESTE TRABALHO É UM RECORTE DE PESQUISA INICIAL, DE UM TRABALHO MAIOR SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO NO IFPI. OBJETIVA DEMONSTRAR HISTORICAMENTE O PERCURSO DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL NO ESTADO PIAUÍ, DESDE O SEU INÍCIO ATÉ O FIM DA EXPANSÃO, EM 2016. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO, DESENVOLVIDA MEDIANTE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO QUE REGULAMENTOU A CRIAÇÃO DESSAS ESCOLAS NO REFERIDO PERÍODO. COM O INTUITO DE VERIFICAR COMO ESSA EXPANSÃO OCORREU, SOBRETUDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, BEM COMO OS IMPACTOS SOCIAIS DOS IF´S NO PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO.