O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR DOCENTES QUE SÃO DISCENTES EM SEGUNDA FORMAÇÃO À IMPLICAÇÃO DA FORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA SUA AÇÃO DOCENTE PRESENCIAL. PARA TANTO, UTILIZAMOS ENTREVISTAS INTERPRETADAS DENTRO DA METODOLOGIA DA ENTREVISTA COMPREENSIVA COM QUATRO FORMANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) NA MODALIDADE DE EAD, NO POLO DE APOIO PRESENCIAL DA UAB FLORIANO (PI) QUE ATUAM COMO DOCENTES NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL. COM BASE NAS FALAS, A COMPREENSÃO DESVELA UMA AÇÃO DOCENTE DIFERENCIADA, EM ESTREITA RELAÇÃO COM O QUE SE MOSTROU COMO SIGNIFICATIVO AO PROCESSO FORMATIVO DA EAD. O TRABALHO INDICA RELEVÂNCIA DA FORMAÇÃO DA EAD PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO QUE SE REFERE A ASPECTOS QUE ENVOLVEM O USO DAS TDICS NA ESCOLA.