O PRESENTE TRABALHO VISOU ANALISAR DE FORMA PRÁTICA AS DIFICULDADES E A IMPORTÂNCIA DO PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA) NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, BEM COMO, AS DIFICULDADES E A IMPORTÂNCIA DO MESMO NO SUBPROJETO BIOLOGIA DA UVA (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ). O PROJETO VIGENTE CONTEMPLA 25 BOLSISTAS/LICENCIANDOS, 3 SUPERVISORES/PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES E 1 COORDENADOR DE ÁREA/PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, SENDO AMBOS APROVADOS POR SELEÇÃO. ASSIM, O BOLSISTA É ESTIMULADO A DESENVOLVER ATIVIDADES INTERVENTIVAS, PRODUZIR TEXTOS CIENTÍFICOS, ESTUDAR E DISCUTIR SOBRE EDUCAÇÃO CONTRIBUINDO PARA A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. PARA ESCLARECER AS PRINCIPAIS EXPRESSÕES DO PROGRAMA A PESQUISA REALIZADA FOI DE CUNHO QUANTI-QUALITATIVO, POIS, TRATA-SE TANTO DE QUESTÕES COMUNS AOS ENTREVISTADOS, QUANTO DE ESPECIFICIDADES QUE INTERFEREM NOS IMPACTOS DO MESMO. OS PIBIDIANOS RELATARAM QUE O PROGRAMA PERMITE A EXPERIMENTAÇÃO DO AMBIENTE ESCOLAR AO PASSO QUE FORNECE ORIENTAÇÃO CONTÍNUA PREPARANDO PROFISSIONAIS MAIS SENSÍVEIS, HAJA VISTA QUE, TAL PRÁTICA É ALIADA COM ENCONTROS ONDE OS PROJETOS E EXPERIÊNCIAS SÃO DISCUTIDOS E COMPARTILHADOS, BUSCANDO PELA EVOLUÇÃO CONJUNTA. POR OUTRO LADO, FALTAM RECURSOS BÁSICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS ATIVIDADES QUE TERMINAM SENDO REINVENTADAS. CONTUDO, FOI POSSÍVEL AFERIR QUE, AS CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES PIBIDIANAS PROPORCIONAM A INTEGRAÇÃO DAS PRODUÇÕES E DISCUSSÕES ACADÊMICAS DA PESQUISA EDUCACIONAL, RESULTANDO NA CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO ESCOLAR QUE REALMENTE CONTRIBUA COM A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS PARTICIPANTES DESSE PROCESSO.