A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE DE ENSINO QUE HISTORICAMENTE, NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL, É COLOCADA À MARGEM, EM FUNÇÃO DO LUGAR SOCIAL QUE OCUPA O PÚBLICO QUE ELA ATENDE O DAS CLASSES POPULARES. ESSA PESQUISA TEVE POR OBJETIVO TRAÇAR REFLEXÕES A RESPEITO DO PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, RESSALTANDO ASPECTOS INERENTES DE TAL MODALIDADE, COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, AS BASES LEGAIS E OS MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO POPULAR, TENDO COMO BASE O PENSAMENTO DO EDUCADOR BRASILEIRO PAULO FREIRE. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI REALIZADO BEISIEGEL (2004), CUNHA (1999), FREIRE (1992) HOLANDA (2001).O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL, TENDO EM VISTA QUE ESSA MODALIDADE DE ENSINO ATENDE A GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO E QUE ESSES ALUNOS SÃO SUJEITOS COM POSSUIDORES DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA DE VIDA A QUAL DEVE SER CONSIDERADA DURANTE TODO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.