O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DO CONCEITO Á PERCEPÇÃO DISCENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61491 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3003 "inscrito_id" => 8543 "titulo" => "O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DO CONCEITO Á PERCEPÇÃO DISCENTE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PRESENTE ARTIGO É PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR, QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO EM UMA TURMA DE 6º ANO, NA ESCOLA MANUEL DAVI DO NASCIMENTO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE ANIL, MUNICÍPIO DE MERUOCA-CEARÁ. ENTENDEMOS QUE A GEOGRAFIA ESCOLAR DEVE CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES, E DE FORMA CRÍTICA, QUESTIONÁ-LAS PARA COMPREENDÊ-LAS. DEVE CONSIDERAR, AINDA, AS EXPERIÊNCIAS, O COTIDIANO, O LUGAR E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA FOMENTAR A COMPREENSÃO DAS DIFERENTES ESCALAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DOS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS. NESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR, FAZENDO USO DE FOTOGRAFIA PRODUZIDA PELOS ALUNOS DE SEUS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA. OBJETIVOS: DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS; CONHECER O LUGAR E AS CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM QUE COMPÕEM O SEU COTIDIANO; REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE O COTIDIANO DOS ALUNOS, DANDO RELEVÂNCIA ÁS RELAÇÕES SOCIAIS QUE SE PERPETUAM NO LUGAR. METODOLOGIA: AS REFLEXÕES EXPOSTAS NESTE ARTIGO RESULTAM DE PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA MEDIANTE A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DAS DISCUSSÕES REALIZADAS COM A TURMA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. COM O INTUITO DE OBTER O AUXÍLIO NECESSÁRIO AO ENTENDIMENTO DA PROBLEMÁTICA ESTUDADA, RECORREMOS À LEITURA DE TEÓRICOS COMO TUAN (1983); CARLOS (2007), CALLAI (2000), CAVALCANTI (2013), CASTROGIOVANNI (2000), E RODRIGUES (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUGAR, COTIDIANO, PERCEPÇÃO DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8543_07092019165931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA XAVIER VIEIRA" "autor_nome_curto" => "BRENDA VIEIRA" "autor_email" => "vbrendaxavier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61491 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3003 "inscrito_id" => 8543 "titulo" => "O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR: DO CONCEITO Á PERCEPÇÃO DISCENTE" "resumo" => "INTRODUÇÃO: O PRESENTE ARTIGO É PARTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO INTITULADO O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR, QUE ESTAMOS DESENVOLVENDO EM UMA TURMA DE 6º ANO, NA ESCOLA MANUEL DAVI DO NASCIMENTO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE ANIL, MUNICÍPIO DE MERUOCA-CEARÁ. ENTENDEMOS QUE A GEOGRAFIA ESCOLAR DEVE CONSIDERAR AS DIFERENTES REALIDADES, E DE FORMA CRÍTICA, QUESTIONÁ-LAS PARA COMPREENDÊ-LAS. DEVE CONSIDERAR, AINDA, AS EXPERIÊNCIAS, O COTIDIANO, O LUGAR E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA FOMENTAR A COMPREENSÃO DAS DIFERENTES ESCALAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DOS ESPAÇOS GEOGRÁFICOS. NESSA PERSPECTIVA, PROPOMOS DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR, FAZENDO USO DE FOTOGRAFIA PRODUZIDA PELOS ALUNOS DE SEUS ESPAÇOS DE VIVÊNCIA. OBJETIVOS: DISCUTIR O CONCEITO DE LUGAR A PARTIR DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS; CONHECER O LUGAR E AS CARACTERÍSTICAS DA PAISAGEM QUE COMPÕEM O SEU COTIDIANO; REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE O COTIDIANO DOS ALUNOS, DANDO RELEVÂNCIA ÁS RELAÇÕES SOCIAIS QUE SE PERPETUAM NO LUGAR. METODOLOGIA: AS REFLEXÕES EXPOSTAS NESTE ARTIGO RESULTAM DE PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA MEDIANTE A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DAS DISCUSSÕES REALIZADAS COM A TURMA DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES. COM O INTUITO DE OBTER O AUXÍLIO NECESSÁRIO AO ENTENDIMENTO DA PROBLEMÁTICA ESTUDADA, RECORREMOS À LEITURA DE TEÓRICOS COMO TUAN (1983); CARLOS (2007), CALLAI (2000), CAVALCANTI (2013), CASTROGIOVANNI (2000), E RODRIGUES (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "LUGAR, COTIDIANO, PERCEPÇÃO DISCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID8543_07092019165931.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRENDA XAVIER VIEIRA" "autor_nome_curto" => "BRENDA VIEIRA" "autor_email" => "vbrendaxavier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }