O ARTIGO SURGE PELA NECESSIDADE DE DISCUSSÃO EM VOLTA DO LIVRO DIDÁTICO, ORIUNDO DA CURIOSIDADE DE PARTICIPANTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO CEARÁ CAMPUS- IGUATU, VISTO QUE UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO PRP É JUSTAMENTE A IMERSÃO NA EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, O TRABALHO BUSCAR ANALISAR O LIVRO ADOTADO PELO IFCE- CAMPUS- IGUATU E IDENTIFICAR QUAIS OS GÊNEROS TEXTUAIS OS ALUNOS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO “CATALISANDO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO IFCE- CAMPUS IGUATU” GOSTARIAM DE ENCONTRAR. A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DE INTERESSE PARA SE VERIFICAR QUAIS SERIAM OS GÊNEROS MAIS INDICADOS COM BASE NA VISÃO DOS DISCENTES. POR FIM, FOI FEITA UMA ANÁLISE DO LIVRO NA QUAL NOTOU-SE UM BALANÇO REGULAR PARA A COLEÇÃO DE LIVROS DE QUÍMICA MARTHA REIS, TOMANDO COMO REFERENCIAL OS RESULTADOS DOS INTERESSES DOS DISCENTES DO PROJETO. TAMBÉM SE VERIFICOU A DIFICULDADE DE ENCONTRAR UMA MAIOR DIVERSIDADE DE ALGUNS TIPOS DE GÊNEROS, UMA VEZ NÃO ADOTADOS PELA ACADEMIA.