O ESTUDO EM VOGA PARTE DO PRESSUPOSTO QUE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM OCORRE MODO PESSOAL, NO QUAL O ALUNO ADQUIRI CONHECIMENTO ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS, QUE INFLUÊNCIA NAS APRENDIZAGENS FUTURAS, POR ESTE SER UM PROCESSO DE CARÁTER COGNITIVO-CONSTRUTIVISTA, TRANSFORMA COMPORTAMENTOS, NESTE VIÉS PEDAGÓGICO A ARTE ASSUME UMA FUNÇÃO PRIMORDIAL. ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL AO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL. AO LONGO DO PERCURSO EDUCACIONAL, O ALUNO EXECUTA LIÇÕES E TAREFAS QUE CONTRIBUEM COM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, QUE CONTRIBUEM PARA ALCANÇAR NOVOS E DIFERENTES NÍVEIS DE CRESCIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA QUALITATIVA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO ATRAVÉS DA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE OBRAS DE AUTORES E PESQUISADORES QUE ABORDAM O TEMA. O ENSINO DA ARTE POSSUI UM PAPEL RELEVANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, POR GERAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. O ALUNO QUANDO TEM CONTATO COM A ARTE DIMENSIONA SEUS SONHOS, MELHORA SEU POTENCIAL COMUNICATIVO, FORTALECE VÍNCULOS AFETIVOS, VALORIZA AS CORES E AS FORMAS, E AUMENTAR O INTERESSE PELOS CONTEÚDOS ARTÍSTICOS E MUSICAIS, ASPECTOS INDISPENSÁVEIS PARA OS INDIVÍDUOS QUE DESEJAM BUSCAR O SENTIDO DA VIDA ARTISTICAMENTE.