A LUDICIDADE ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SE TORNARAM PARTE FUNDAMENTAL E ESSENCIAL PARA A INFÂNCIA, SENDO UM DIREITO ADQUIRIDO. DESTA FORMA, O INTERESSE DO PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DAS ATIVIDADES LÚDICAS. DEFINIU-SE COMO OBJETIVO GERAL DO ESTUDO: CONHECER JUNTO AOS PROFESSORES QUAL O EMPREGO DO LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO UTILIZOU-SE INICIALMENTE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E EM UM SEGUNDO MOMENTO, A PESQUISA DE CAMPO, COM USO DE
ENTREVISTA ESTRUTURADA INDIVIDUAL A PROFESSORES. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM APRESENTADOS, AO PASSO QUE, REALIZOU-SE UMA DISCUSSÃO À LUZ DE ALGUNS AUTORES COMO: ALMEIDA ET AL. (2017), VENTURINI (2016), CARMO ET AL. (2017), SANTOS (2018), ENTRE OUTROS. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE AS HIPÓTESES ASSUMIDAS PARA
O ESTUDO NÃO SE CONFIRMARAM, UMA VEZ QUE VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES POSSUÍAM UMA COMPREENSÃO SOBRE A LUDICIDADE E QUE NO COTIDIANO UTILIZAM JOGOS E BRINCADEIRAS DE FORMA RECORRENTE.