Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS SOB A ÓTICA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, LÚDICO, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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      A LUDICIDADE ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SE TORNARAM PARTE FUNDAMENTAL E ESSENCIAL PARA A INFÂNCIA, SENDO UM DIREITO ADQUIRIDO. DESTA FORMA, O INTERESSE DO PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DAS ATIVIDADES LÚDICAS. DEFINIU-SE COMO OBJETIVO GERAL DO ESTUDO: CONHECER JUNTO AOS PROFESSORES QUAL O EMPREGO DO LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO UTILIZOU-SE INICIALMENTE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E EM UM SEGUNDO MOMENTO, A PESQUISA DE CAMPO, COM USO DE\r\n
      ENTREVISTA ESTRUTURADA INDIVIDUAL A PROFESSORES. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM APRESENTADOS, AO PASSO QUE, REALIZOU-SE UMA DISCUSSÃO À LUZ DE ALGUNS AUTORES COMO: ALMEIDA ET AL. (2017), VENTURINI (2016), CARMO ET AL. (2017), SANTOS (2018), ENTRE OUTROS. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE AS HIPÓTESES ASSUMIDAS PARA\r\n
      O ESTUDO NÃO SE CONFIRMARAM, UMA VEZ QUE VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES POSSUÍAM UMA COMPREENSÃO SOBRE A LUDICIDADE E QUE NO COTIDIANO UTILIZAM JOGOS E BRINCADEIRAS DE FORMA RECORRENTE.
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A LUDICIDADE ESTÁ PRESENTE DIARIAMENTE NAS SALAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SE TORNARAM PARTE FUNDAMENTAL E ESSENCIAL PARA A INFÂNCIA, SENDO UM DIREITO ADQUIRIDO. DESTA FORMA, O INTERESSE DO PRESENTE ESTUDO ESTÁ VOLTADO PARA AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM NO AMBIENTE ESCOLAR, ENTRE PROFESSORES E A APLICABILIDADE DAS ATIVIDADES LÚDICAS. DEFINIU-SE COMO OBJETIVO GERAL DO ESTUDO: CONHECER JUNTO AOS PROFESSORES QUAL O EMPREGO DO LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA VERIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO UTILIZOU-SE INICIALMENTE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, E EM UM SEGUNDO MOMENTO, A PESQUISA DE CAMPO, COM USO DE ENTREVISTA ESTRUTURADA INDIVIDUAL A PROFESSORES. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM APRESENTADOS, AO PASSO QUE, REALIZOU-SE UMA DISCUSSÃO À LUZ DE ALGUNS AUTORES COMO: ALMEIDA ET AL. (2017), VENTURINI (2016), CARMO ET AL. (2017), SANTOS (2018), ENTRE OUTROS. POR FIM, OBSERVOU-SE QUE AS HIPÓTESES ASSUMIDAS PARA O ESTUDO NÃO SE CONFIRMARAM, UMA VEZ QUE VERIFICOU-SE QUE OS PROFESSORES POSSUÍAM UMA COMPREENSÃO SOBRE A LUDICIDADE E QUE NO COTIDIANO UTILIZAM JOGOS E BRINCADEIRAS DE FORMA RECORRENTE.

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