O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA NA INSTITUIÇÃO ESTATUAL DE ENSINO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. DEFINIMOS COMO CAMPO EMPÍRICO A ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR RÊGULO TINOCO EM NATAL/RN. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM ADOLESCENTES ENTRE QUATORZE E DEZOITO ANOS DE IDADE, DA TURMA DO NÍVEL IV DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, NO TURNO VESPERTINO. UTILIZAMOS COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E PARTICIPATIVA. OPTAMOS PELA PESQUISA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E PESQUISA – AÇÃO. PARA FUNDAMENTAÇÃO DA NOSSA PESQUISA CONTAMOS COM OS SEGUINTES AUTORES: ABRAMOVICH (2009); CARVALHO (1982); DOHME (2011); ARIÉIS (1981) E OUTROS. FONTES COMO O BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) (2017). SENDO ASSIM, INVESTIGOU A SEGUINTE QUESTÃO: A FORMAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA: UMA VISÃO NA ESCOLA ESTADUAL DES. RÊGULO TINOCO NATAL/RN. A LEITURA LITERÁRIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO ADOLESCENTE E ASSIM SE FAZ NECESSÁRIO O CONTATO DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA A CRIANÇA E O ADOLESCENTES TER DIARIAMENTE COM A LEITURA, NO ENTANTO ESSA NÃO É A REALIDADE DE TODAS AS CRIANÇAS, MUITAS DELAS SÓ TÊM ACESSO À LEITURA QUANDO CHEGAM À ESCOLA. PORTANTO O PROFESSOR TEM O PAPEL FUNDAMENTAL DE PROPORCIONAR ÀS CRIANÇAS O ACESSO AO MUNDO ENCANTADO DA LEITURA, DE FORMA PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA.