O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO.