DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59983 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CRÍTICA LITERÁRIA, DOIS IRMÃOS, FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID522_15082019090507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA" "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59983 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1884 "inscrito_id" => 522 "titulo" => "DOIS IRMÃOS E A POTÊNCIA DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PARA A FORMAÇÃO LEITORA" "resumo" => "O TRABALHO QUE ORA APRESENTAMOS, FRUTO DE PESQUISAS E ESTUDOS ACERCA DAS PRÁTICAS E PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE LITERATURA, TEM COMO OBJETIVO TRAZER À TONA MODOS DE MEDIAR O TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, EM SALA DE AULA, A FIM DE QUE SE CHEGUE À FORMAÇÃO EFETIVA DO LEITOR DE LITERÁRIO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, ESTE TRABALHO ORGANIZA-SE DE MODO A LANÇAR OLHARES À PRODUÇÃO LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA, A PARTIR DA OBRA “DOIS IRMÃOS”, DE MILTON HATOUM (2000), ESTABELECENDO – PARA ALÉM DE APRECIAÇÕES CRÍTICAS ACERCA DO TEXTO, BEM COMO DESTAQUE AOS CONFLITOS NARRATIVOS QUE PODEM SER TRATADOS DE MANEIRA TRANSVERSAL EM SALA DE AULA –, A SOCIALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, COM ÊNFASE NOS SABERES CONCERNENTES AO TRABALHO COM A LITERATURA CONTEMPORÂNEA. PARA MELHOR FUNDAMENTAR O ESTUDO REALIZADO, BUSCAMOS CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA CONCEITUAR NOÇÕES DO CONTEMPORÂNEO EM LITERATURA (CF. AGAMBEN, G. 2009), ALÉM DE APRESENTARMOS REFLEXÕES CONSOANTES À PROPOSTA DESTA PESQUISA: FORMAR O LEITOR CRÍTICO-REFLEXIVO, CAPAZ DE FRUIR NO TEXTO LITERÁRIO (CF. TODOROV, T. 2009; PERRONE-MOISÉS, L. 2008). LOGO, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO O ESTUDO REALIZADO EM DOIS VIESES METODOLÓGICO: NA MEDIAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO, NA PERCEPÇÃO DE COMO OS PROFESSORES REALIZAM ESSA MEDIAÇÃO –, APONTAMOS PARA A URGÊNCIA DO TRATO DESTE TEMA, UMA VEZ QUE, COMO RESULTADO PRINCIPAL, DESTACA-SE A AUSÊNCIA DO TEXTO LITERÁRIO, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AGRAVANDO-SE, QUANDO SE TRATA DO TEXTO LITERÁRIO CONTEMPORÂNEO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "CRÍTICA LITERÁRIA, DOIS IRMÃOS, FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO, LITERATURA CONTEMPORÂNEA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID522_15082019090507.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "RITA DE CÁSSIA" "autor_email" => "rita.alves.lima@outlook.c" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }