O ESTUDO APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO SEMIÁRIDO, ENFATIZANDO SEUS PROCESSOS HISTÓRICOS, ALÉM DE APRESENTAR QUEM SÃO OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE DA EJA. BUSCOU AINDA EVIDENCIAR A FORMAÇÃO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES QUE TRABALHAM COM TAL CATEGORIA. PARA DAR CONTA DE TAL PROPOSITO O ESTUDO FOI PAUTADO NA TEORIA DA EDUCAÇÃO A PARTIR DE FREIRE (1996); ARROYO (2011); GADOTTI (2005), DENTRE OUTROS. NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO TEREMOS REIS (2011). PARA COMPREENDER O PROCESSO ACIMA DESCRITO ELEGEMOS A METODOLOGIA QUALITATIVA, DE CUNHO ETNOGRÁFICO EM EDUCAÇÃO, QUE TEVE POR LOCUS DE PESQUISA A ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NO EM SENHOR DO BONFIM – BAHIA, ONDE FOI EVIDENCIADO QUE A EJA PERMANECE AINDA SE CONFIGURA NUM TEMA ATUAL E, PORTANTO, CONTEMPORÂNEO. PERCEBEU-SE AINDA A NECESSIDADE DE REVER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO DOS/AS DOCENTES QUE TRABALHAM COM OS SUJEITOS DA EJA. UMA EDUCAÇÃO PENSADA PARA JOVENS E ADULTOS DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS CONTEXTOS E AS VIVÊNCIAS DOS/AS ESTUDANTES, ACONTECENDO DESSA FORMA A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E FAZERES PEDAGÓGICOS.