O ENSINO E APRENDIZAGEM DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61381 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4927 "inscrito_id" => 6407 "titulo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS NO ENSINO MÉDIO, COM FOCO PRINCIPAL NA COMPARAÇÃO DA BNCC COM OS PCPE. PARA ISSO, FOI TOMADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL DE CARÁTER QUALITATIVO, SENDO ANALISADOS ALGUNS DOCUMENTOS CURRICULARES A FIM DE OBSERVAR COMO SE DAR O ENSINO DE NÚMEROS DESDE O ENSINO BÁSICO ATÉ NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS ANALISE, CONCLUIU-SE QUE O ENSINO DESSA UNIDADE TEMÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS CONTEXTOS DO NOSSO COTIDIANO. MAS VEMOS QUE NO ENSINO MÉDIO A BNCC DEIXA A DESEJAR AO COMPARARMOS ELA COM OS PCPE, POR DEIXAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA DESASSOCIADOS DA SUA UNIDADE TEMÁTICA, SENDO INSERIDOS NO CAMPO DA ARITMÉTICA. NOTOU-SE AINDA QUE, SUA FORMULAÇÃO TENTA LEVAR O ENSINO DE FORMA TECNICISTA ONDE VISA TRABALHAR COM O OLHAR VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PARA O TRABALHO, E NÃO, MAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO BÁSICO, ONDE ANTES ERA TRABALHADO DE FORMA QUE PREPARAVA O ALUNO PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS REFLEXÕES REALIZADAS NESTE TRABALHO, É ESPERADO QUE OS LEITORES PASSEM A TER UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A BNCC, POIS BUSCAMOS QUE OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS CONTRIBUAM COM A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E PESQUISADORES INTERESSADOS NESSE TEMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "NÚMEROS, BNCC, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6407_27092019175626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE TAINÁ ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE TAINÁ" "autor_email" => "Gabbyalvesbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61381 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4927 "inscrito_id" => 6407 "titulo" => "O ENSINO E APRENDIZAGEM DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS DO ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DA UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS NO ENSINO MÉDIO, COM FOCO PRINCIPAL NA COMPARAÇÃO DA BNCC COM OS PCPE. PARA ISSO, FOI TOMADO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO E OS PARÂMETROS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM DOCUMENTAL DE CARÁTER QUALITATIVO, SENDO ANALISADOS ALGUNS DOCUMENTOS CURRICULARES A FIM DE OBSERVAR COMO SE DAR O ENSINO DE NÚMEROS DESDE O ENSINO BÁSICO ATÉ NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS ANALISE, CONCLUIU-SE QUE O ENSINO DESSA UNIDADE TEMÁTICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA, POIS ESTÁ PRESENTE EM VÁRIOS CONTEXTOS DO NOSSO COTIDIANO. MAS VEMOS QUE NO ENSINO MÉDIO A BNCC DEIXA A DESEJAR AO COMPARARMOS ELA COM OS PCPE, POR DEIXAR OS CONTEÚDOS DE MANEIRA DESASSOCIADOS DA SUA UNIDADE TEMÁTICA, SENDO INSERIDOS NO CAMPO DA ARITMÉTICA. NOTOU-SE AINDA QUE, SUA FORMULAÇÃO TENTA LEVAR O ENSINO DE FORMA TECNICISTA ONDE VISA TRABALHAR COM O OLHAR VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PARA O TRABALHO, E NÃO, MAS PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO BÁSICO, ONDE ANTES ERA TRABALHADO DE FORMA QUE PREPARAVA O ALUNO PARA INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR. A PARTIR DAS REFLEXÕES REALIZADAS NESTE TRABALHO, É ESPERADO QUE OS LEITORES PASSEM A TER UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A BNCC, POIS BUSCAMOS QUE OS RESULTADOS AQUI APRESENTADOS CONTRIBUAM COM A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES, PROFESSORES E PESQUISADORES INTERESSADOS NESSE TEMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "NÚMEROS, BNCC, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID6407_27092019175626.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE TAINÁ ALVES DE BRITO" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE TAINÁ" "autor_email" => "Gabbyalvesbrito@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - CAMPUS GARANHUNS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }